• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 29 de julho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

URGENTE: AGU tem primeira derrota em ação do Rumble contra Moraes nos EUA

Por Junior Melo
08/jul/2026
Em Brasil, Mundo
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A disputa judicial envolvendo a Trump Media & Technology Group, a Rumble e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes ganhou um novo capítulo nos Estados Unidos.

Na terça-feira (7), a juíza Mary Scriven decidiu conceder mais uma semana para que as duas empresas apresentem resposta ao pedido da Advocacia-Geral da União que solicita a extinção da ação movida contra o magistrado brasileiro.

Inicialmente, a Trump Media e a Rumble tinham até essa terça-feira para se manifestar sobre o pedido apresentado pelo governo brasileiro. Antes do vencimento do prazo, porém, as empresas solicitaram uma prorrogação.

Leia Também

Motorista sai ileso de carro destruído após acidente envolvendo duas carretas, VEJA VÍDEO

“Vamos colocar botas na Lua”: chefe da Nasa afirma que astronautas irão à Lua em 2028

Nova atualização do WhatsApp Web permite chamadas de vídeo e áudio; veja como vai funcionar

A AGU se posicionou contra o adiamento, alegando que as empresas buscavam criar uma “urgência artificial” para retardar o andamento do processo e que já haviam tido tempo suficiente para elaborar a resposta.

Como parte da argumentação, os representantes do governo brasileiro citaram declarações concedidas pelo advogado das empresas, Martin De Luca, em entrevista à imprensa. Segundo a AGU, se a defesa teve disponibilidade para conceder entrevistas, também teria condições de responder ao pedido judicial.

Na manifestação apresentada à Corte, a AGU afirmou que a estratégia processual não deveria ser recompensada com a concessão de prazo adicional.

Apesar da oposição do governo brasileiro, a juíza autorizou a prorrogação e fixou o dia 14 de julho como novo prazo para a apresentação da resposta das empresas.

Entenda o caso

A Rumble, plataforma de compartilhamento de vídeos popular entre usuários conservadores nos Estados Unidos, foi suspensa no Brasil por decisão de Alexandre de Moraes em fevereiro de 2025, após, segundo o ministro, descumprir determinações da Justiça brasileira.

Na ocasião, Moraes afirmou que a plataforma vinha sendo utilizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro para a divulgação de desinformação e ataques às instituições democráticas. O ministro também sustentou que empresas que operam em território brasileiro devem cumprir a legislação nacional.

Na ação apresentada à Justiça norte-americana, a Trump Media e a Rumble alegam que Moraes determinou de forma ilegal o bloqueio de perfis de usuários residentes nos Estados Unidos em plataformas sediadas naquele país. As empresas também acusam o ministro de promover censura contra conteúdos políticos publicados por usuários alinhados à direita, entre eles o influenciador Allan dos Santos.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Mulher punida pelos EUA por suposta ligação com o PCC é solta após decisão da Justiça

PRÓXIMO

Estudante brasileira denuncia agressão na Irlanda, mas a escola divulga nota que muda o rumo do caso, VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se