A reconstrução da infraestrutura viária do Rio Grande do Sul avança com novos investimentos que prometem ampliar a segurança, melhorar a mobilidade e tornar a região Central mais resistente aos impactos de eventos climáticos extremos.
Como as novas pontes reforçam a infraestrutura da região Central?
Com investimento superior a R$ 32 milhões por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), o governo estadual está construindo três novas pontes em importantes rodovias da região Central. As obras são executadas pelo Daer e integram as ações de reconstrução após as enchentes de 2024.
Além de restabelecer ligações interrompidas, os projetos foram desenvolvidos para oferecer estruturas mais modernas, resistentes e preparadas para suportar futuras ocorrências climáticas severas, fortalecendo a integração entre municípios.
Quais são as três pontes que estão sendo construídas?
Na ERS-348, a ponte sobre o Arroio Guarda-Mor, entre Ivorá e o acesso a Faxinal do Soturno, já foi concluída. A estrutura possui 120 metros de extensão, 12 metros de largura, mão dupla e está 3,42 metros mais alta que a antiga. As demais intervenções incluem:
- Ponte sobre o Rio Soturno (ERS-348) com investimento de R$ 14,7 milhões, 160 metros de extensão e 2,38 metros acima da estrutura anterior.
- Ponte sobre o Rio Ibicuí Mirim (ERS-530) entre Dilermando de Aguiar e São Pedro do Sul, com 80 metros de extensão e investimento de R$ 6,1 milhões, cuja obra deve começar no segundo semestre.
Quais os avanços na ponte sobre o Rio Soturno?
A nova travessia sobre o Rio Soturno já teve sua estrutura principal totalmente concluída. Restam apenas as lajes de aproximação, responsáveis pela ligação da ponte com a rodovia.
Após essa etapa, serão realizados os serviços de pavimentação dos acessos e de sinalização. A expectativa é que a estrutura fique pronta para operação logo após a conclusão desses trabalhos.
Como as obras aumentam a segurança e fortalecem a economia regional?
Segundo a Secretaria de Logística e Transportes, as novas pontes terão papel decisivo na recuperação da mobilidade regional. As estruturas facilitarão o deslocamento da população e contribuirão para o transporte da produção agrícola e industrial. Veja os impactos regionais:
Estruturas foram projetadas para enfrentar eventos climáticos extremos
De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, o objetivo vai além da simples reconstrução da infraestrutura perdida. As novas pontes foram planejadas para apresentar maior resistência e capacidade de enfrentar futuras enchentes.
As obras fazem parte de um conjunto de investimentos superiores a R$ 3,1 bilhões destinados à recuperação de rodovias e pontes em diversas regiões do Estado. A iniciativa busca tornar o Rio Grande do Sul mais preparado para desafios climáticos e garantir uma infraestrutura mais segura para as próximas décadas.