O último boletim divulgado pelo Governo de São Paulo, às 18h desta quinta-feira (23), sobre as catástrofes causadas pela chuva informa que, até o momento, foram confirmados 50 mortes. As buscas se concentram na costa sul de São Sebastião, cidade mais afetada pelo temporal que devastou a região.
São 50 óbitos foram confirmados, sendo 49 em São Sebastião e um em Ubatuba. Trinta e oito corpos (38) já foram identificados e liberados para o sepultamento. São 13 homens adultos, 12 mulheres adultas e 13 crianças.
Atualmente, a prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados.
O governador Tarcísio de Freitas anunciou um pacote de medidas para o Litoral Norte após fortes chuvas. O plano inclui a construção de Vilas de Passagem para acolher desabrigados, instalação de sirenes, construção de casas em terrenos dos municípios, criação de Centro Social e crédito para pequenos e médios empreendedores, Prefeituras e setor turístico
O Estado também investirá na aquisição de novos radares. A ideia é trocar os equipamentos utilizados atualmente por modelos mais modernos e tecnológicos. Além disso, serão posicionados novos instrumentos no Litoral Paulista para melhorar a capacidade de previsão meteorológica na área, já que quase todos os instrumentos utilizados hoje estão localizados no Planalto.
Gazeta Brasil