O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), sinalizou a interlocutores que pretende votar em processos relacionados ao caso Master após o período eleitoral.
A possibilidade inclui uma eventual votação sobre a abertura de processo envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, em razão de seu suposto envolvimento com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ou contra o ministro André Mendonça, em razão da forma como conduziu o caso, atualmente sob relatoria de Edson Fachin.
Na sessão da semana passada do STF que discutiu o caso envolvendo Moraes, Nunes Marques declarou-se impedido. Como justificativa, apontou o fato de também presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a CNN, o ministro avaliou que o julgamento poderia produzir impactos nas eleições e, por isso, afetar sua independência na Corte Eleitoral.
A declaração de impedimento ocorreu em meio ao vazamento de mensagens que apontariam uma relação entre Nunes Marques e Daniel Vorcaro. Segundo as informações divulgadas, o banqueiro teria pago um encontro com uma mulher, oferecido uma mansão no Rio de Janeiro para a estadia do ministro e realizado pagamentos ao escritório do filho de Nunes Marques.
Nesta semana, também surgiram mensagens nas quais são mencionados supostos pagamentos por serviços judiciais ao grupo de um “ministro KN”.
Ministro nega acusações
Nunes Marques nega todas as acusações e, segundo a CNN, tem dado sinais de que pretende participar da votação relacionada ao caso.
De acordo com a publicação, o ministro é considerado um voto favorável ao afastamento de Moraes e à manutenção da relatoria do caso Master com André Mendonça.
