• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 15 de outubro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Eleições

TSE barra candidatura de José Roberto Arruda ao governo do DF

Por Junior Melo
24/set/2026
Em Eleições
Alex Bandeira

Alex Bandeira

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (24) barrar a candidatura de José Roberto Arruda (PSD) ao cargo de governador do Distrito Federal nas eleições de 2026. Por 5 votos a 2, a Corte rejeitou o recurso apresentado pelo ex-governador contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que havia indeferido o registro de candidatura.

O julgamento foi relatado pelo ministro Dias Toffoli, que foi acompanhado pelos ministros Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Alves dos Reis Júnior, André Mendonça e Nunes Marques. Os ministros Floriano Peixoto e Estela Aranha divergiram.

A decisão do TSE mantém o entendimento de que Arruda permanece inelegível em razão de sucessivas condenações por atos dolosos de improbidade administrativa relacionadas à Operação Caixa de Pandora. Segundo o tribunal, o ex-governador acumula sete condenações colegiadas por improbidade administrativa, com decisões envolvendo dano ao erário e enriquecimento ilícito.

Leia Também

Urgente: nova pesquisa Quaest mantém Flávio Bolsonaro a frente de Lula

Flávio Bolsonaro promete revogar mais de mil normas federais no primeiro dia de governo

Após gravação eleitoral, van com identificação do MEC busca estudantes em comitê de Lula

Mudanças na Lei da Ficha Limpa

Um dos principais pontos discutidos no julgamento foi a aplicação da Lei Complementar nº 219/2025, que alterou regras da Lei da Ficha Limpa. A defesa de Arruda argumentava que as condenações estavam relacionadas a fatos conexos e que, por isso, o período de inelegibilidade deveria ser calculado a partir da primeira condenação colegiada.

O TRE-DF, entretanto, entendeu que os processos não eram conexos e que as mudanças na legislação não afastavam a inelegibilidade no caso de Arruda. O Ministério Público Eleitoral também havia se manifestado contra o recurso.

Durante o julgamento, Toffoli afirmou que o caso é inédito por envolver a possível aplicação retroativa das novas regras. O ministro destacou, porém, que mesmo considerando a interpretação mais favorável ao candidato, uma condenação mais recente seria suficiente para manter a inelegibilidade.

“Ainda que se admita a incidência retrospectiva e mesmo que se adote a interpretação mais favorável, a conclusão não se altera”, afirmou o relator. Segundo Toffoli, a condenação mais recente produz um período próprio de inelegibilidade e, por si só, impede o registro da candidatura.

Decisão retira Arruda da disputa

Com a decisão, o TSE determinou a comunicação imediata ao TRE-DF para que sejam tomadas as providências necessárias. Arruda também perde o acesso aos fundos eleitoral e partidário e deve interromper a campanha, incluindo inserções no rádio e na televisão e participação em debates.

O tribunal também determinou a atualização dos sistemas eleitorais e a exclusão do nome do ex-governador das urnas. Caso o nome permaneça por razões técnicas, os votos eventualmente destinados a Arruda serão considerados inválidos.

Após o julgamento, Arruda afirmou que respeita a decisão do TSE e declarou que não pretende apresentar novos recursos. O ex-governador também pediu aos eleitores que não votem nele caso seu nome ainda apareça na urna.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Desaparecimento de crianças: veja como prevenir e o que fazer em situações de risco

PRÓXIMO

Ex-chefe de gabinete de Lula discutiu Banco Master com advogado de Vorcaro

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se