• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Casas Bahia: demitidos têm verbas rescisórias congeladas em recuperação judicial

Por Junior Melo
15/set/2026
Em Geral
Fabiano Rocha/Agência O Globo

Fabiano Rocha/Agência O Globo

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A crise financeira do Grupo Casas Bahia atingiu diretamente cerca de 3 mil trabalhadores, demitidos durante uma onda de cortes iniciada dias antes de a empresa entrar com pedido de recuperação judicial. O processo, protocolado em 16 de agosto, busca renegociar uma dívida estimada em R$ 17,3 bilhões.

As demissões começaram três dias antes do pedido de recuperação judicial e ocorreram paralelamente ao fechamento de 298 lojas da rede em todo o país.

Verbas rescisórias entram na recuperação judicial

Ao apresentar o pedido à Justiça, o Grupo Casas Bahia incluiu os trabalhadores demitidos na relação de credores. Na prática, as verbas rescisórias dos funcionários atingidos ficaram sujeitas às regras do processo de recuperação judicial e aguardam a definição do plano apresentado pela companhia.

Leia Também

hacked by trenggalek6etar

GloboNews prepara reformulação após pesquisas apontarem insatisfação do público

hacked by trenggalek6etar

Segundo relatos de trabalhadores, também existem dificuldades para acessar benefícios como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro-desemprego.

A situação ocorre enquanto a Justiça do Trabalho analisa a validade das demissões coletivas realizadas pela empresa.

Justiça mantém suspensão das demissões

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro José Roberto Freire Pimenta, negou o pedido apresentado pela Casas Bahia para derrubar a decisão que havia suspendido as demissões coletivas questionadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).

Com isso, permanece válida a determinação para que a empresa restabeleça provisoriamente os vínculos empregatícios e os benefícios dos trabalhadores atingidos.

A decisão também impede a realização de novas demissões coletivas sem um acordo prévio com o sindicato.

Recurso ainda será analisado

O Grupo Casas Bahia recorreu da decisão e aguarda a análise do recurso pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). Até o momento, não há data definida para o julgamento.

Enquanto a disputa judicial continua, os trabalhadores afetados pelas demissões enfrentam a incerteza sobre o recebimento das verbas rescisórias e a manutenção dos benefícios, em meio ao processo de recuperação judicial bilionário da varejista.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Vereador e PM são alvos de operação contra esquema de tráfico ligado ao PCC

PRÓXIMO

Gilmar acusa Mendonça de agir por interesse político e o chama de “pixuleco eleitoral”; VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se