• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 5 de agosto de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

Disputa entre Moraes e empresas de Trump avança nos EUA; Entenda

Por Junior Melo
05/ago/2026
Em Justiça
Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes  • Ton Molina/NurPhoto via Getty Images

Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes • Ton Molina/NurPhoto via Getty Images

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A Justiça dos Estados Unidos autorizou o Brasil a apresentar uma nova manifestação no processo movido pelas empresas Rumble e Trump Media contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão foi tomada nesta terça-feira (4) pela juíza Mary S. Scriven, da Corte Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Médio da Flórida. A autorização atende a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que solicitou o direito de responder aos argumentos apresentados pelas empresas contra a tentativa de encerramento da ação.

Pela decisão, a réplica do governo brasileiro deverá ter no máximo sete páginas, ficar limitada aos pontos indicados pela defesa do Brasil e poderá ser protocolada em até sete dias.

Leia Também

Declaração de Romário na Copa pesa contra ele em decisão que bloqueou parte do salário

Bolsonaro pede aval de Moraes para receber filhos no Dia dos Pais

Moraes aumenta o cerco ao Telegram e cobra dados de grupos investigados pelo STF

Brasil contesta argumentos das empresas

Em manifestação anterior, a AGU afirmou que precisava rebater quatro pontos levantados pela Rumble e pela Trump Media, empresa ligada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O primeiro argumento contestado pelo governo brasileiro é a alegação de que Alexandre de Moraes teria atuado de forma pessoal, e não como integrante do Supremo Tribunal Federal. Para a AGU, o ministro tomou as decisões dentro de suas atribuições institucionais, o que tornaria o Estado brasileiro o principal interessado na disputa judicial.

Outro ponto envolve as sanções aplicadas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos contra Moraes em 2025 e posteriormente revogadas. Segundo a defesa brasileira, a retirada das sanções reforçaria a posição de que o ministro não teria ultrapassado os limites de sua autoridade.

A AGU também questiona a interpretação das empresas de que o processo trataria apenas da possibilidade de execução, em território americano, de decisões tomadas por Moraes. Para o governo brasileiro, essa leitura distorce o objeto da ação e justificaria o encerramento do processo por falta de uma controvérsia jurídica adequada e por ausência de legitimidade dos autores.

Por fim, o Brasil pediu que uma eventual decisão de extinção seja definitiva, sem permitir novas alterações na petição inicial por parte das empresas. Segundo a AGU, Rumble e Trump Media já modificaram o pedido inicial duas vezes durante a tramitação do caso.

Decisão sobre encerramento do processo ainda não saiu

Apesar da autorização para a nova manifestação brasileira, a juíza Mary S. Scriven ainda não decidiu se o processo será extinto.

A decisão desta terça-feira trata apenas da possibilidade de o Brasil apresentar seus argumentos antes da análise do pedido de encerramento da ação. O mérito da disputa ainda será avaliado pela Justiça norte-americana.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Urgente: COPOM diminui juros da taxa Selic

PRÓXIMO

Valdemar revela segredo guardado por seis meses sobre vice de Flávio Bolsonaro

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se