• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 15 de julho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Sem força: Governo Lula suplica a Alcolumbre que pelo menos envie proposta para CCJ; Entenda

Por Junior Melo
15/jul/2026
Em Política
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 continua sem avançar no Senado Federal e deve entrar no recesso parlamentar sem votação. Diante do impasse, o governo federal passou a trabalhar para garantir, ao menos, o envio do texto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), etapa considerada fundamental para o andamento da proposta.

O pedido foi feito pelo ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, durante uma reunião reservada com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Inicialmente, a expectativa do Palácio do Planalto era de que a PEC fosse votada ainda no primeiro semestre, mas o cronograma acabou sendo frustrado.

Desde o dia 28 de maio, a proposta permanece parada, aguardando despacho de Alcolumbre para a CCJ. Sem essa medida, a tramitação não pode prosseguir.

Leia Também

Após rumores e crise no PL, Michelle Bolsonaro toma decisão sobre futuro político e surpreende aliados

Briga entre Michelle e Flávio: pesquisa revela opinião dos brasileiros, veja

Nunes Marques arquiva notícia-crime contra Bolsonaro, veja

Caso o presidente do Senado encaminhe a PEC à comissão antes do recesso, caberá ao presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), indicar um relator para analisar o texto. Nos bastidores, o nome mais cotado para assumir a função é o do senador Omar Aziz (PSD-AM).

Aliados do governo avaliam que Aziz reúne condições de conduzir um debate equilibrado sobre a proposta, por ser considerado um parlamentar de perfil moderado, ligado ao centro político e com alinhamento ao Palácio do Planalto.

A expectativa é que, se confirmado como relator, o senador promova uma série de discussões com representantes do setor empresarial, trabalhadores e demais segmentos diretamente afetados pela possível mudança na jornada de trabalho.

A PEC que propõe o fim da escala 6×1 tem gerado intenso debate no Congresso e na sociedade. Defensores argumentam que a medida pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, enquanto representantes do setor produtivo demonstram preocupação com os impactos econômicos e operacionais que a mudança pode provocar. Enquanto isso, o governo tenta garantir que a proposta avance pelo menos até a fase de análise na CCJ antes do início do recesso parlamentar.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Oposição pede impeachment de Alexandre de Moraes após decisão envolvendo Bolsonaro

PRÓXIMO

Defesa de Bolsonaro se manifesta após carta divulgada por Flávio e nega tentativa de driblar decisão do STF

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se