• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 2 de julho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

PL leva caso ao TSE e acusa Lula de discurso de ódio contra Santa Catarina

Por Junior Melo
02/jul/2026
Em Política
• Ricardo Stuckert / PR

• Ricardo Stuckert / PR

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Partido Liberal (PL) apresentou nesta terça-feira (30) uma representação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alegando que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria feito declarações com teor discriminatório e discurso de ódio direcionado à população de Santa Catarina.

Na ação, o partido sustenta que as falas do presidente durante agenda no estado configurariam ataque à imagem dos catarinenses e poderiam ser enquadradas como manifestação discriminatória. O governo federal, por sua vez, rejeita as acusações e afirma que Lula atua em defesa da igualdade e do respeito à diversidade regional.

A declaração questionada foi feita na semana passada, durante visita do presidente a Itajaí (SC), onde ele esteve em um estaleiro que presta serviços à Petrobras. Na ocasião, Lula afirmou que “todo mundo tem que ser tratado igual” e fez críticas a desigualdades sociais e raciais.

Leia Também

Governo Lula inaugura contêiner improvisado para passagem de água no RN, VEJA VÍDEO

Pesquisa eleitoral descreve cenário do senador Flávio Bolsonaro à Presidência, VEJA DETALHES

Pesquisa da AtlasIntel mostra que 54,6% dos bolsonaristas afirmaram não acreditar que Flávio Bolsonaro teria sido “grosseiro” com Michelle Bolsonaro

Em outro trecho do discurso, o presidente disse que não se pode admitir “hegemonia branca” e afirmou que diferenças regionais ou raciais não devem ser usadas como forma de hierarquização social. Ele também fez referência a episódios históricos de regimes totalitários ao comentar práticas de discriminação.

Na representação enviada ao TSE, o PL argumenta que esse tipo de fala associaria o estado de Santa Catarina a conceitos como racismo e supremacia racial, o que, na visão do partido, configuraria extrapolação do debate político e possível propaganda eleitoral antecipada.

O partido também incluiu na ação críticas feitas por Lula ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, durante a mesma agenda, alegando que haveria conteúdo eleitoral no discurso.

Em resposta, o governo federal afirmou, por meio de nota, que as declarações do presidente foram feitas em contexto de defesa da igualdade e que não houve intenção de ofensa a qualquer estado ou população. A assessoria ressaltou ainda que Lula mantém histórico de respeito à diversidade regional e que suas agendas institucionais fazem parte das atribuições do chefe do Poder Executivo.

O caso agora será analisado pela Justiça Eleitoral.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Governo da Índia determina suspensão de função de nomes de usuário personalizados no WhatsApp

PRÓXIMO

Morre aos 42 anos, o cantor Neto Araújo, ex-Cavaleiros do Forró e vocalista da Collo de Menina

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se