• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 15 de julho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Doutoranda da UFSC é suspensa após emitir opiniões sobre protocolo trans para crianças, veja

Por Junior Melo
15/jul/2026
Em Brasil
Philip Yabut via Getty Images

Philip Yabut via Getty Images

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Uma pesquisadora de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve seu projeto de pesquisa suspenso após emitir opiniões nas redes sociais e em entrevista sobre o tratamento de crianças com disforia de gênero. Posteriormente, a Justiça Federal autorizou a retomada do trabalho acadêmico.

Celina Lazzari desenvolvia, no Departamento de Serviço Social da UFSC, a pesquisa intitulada “A escuta do assistente social na infância e questões de gênero”. Em março deste ano, o projeto foi suspenso por determinação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da universidade.

Segundo o processo, a decisão do comitê teve como base uma representação que mencionava publicações da pesquisadora em redes sociais e declarações concedidas ao jornal Gazeta do Povo sobre crianças com disforia de gênero, e não questionamentos relacionados à metodologia ou à condução da pesquisa.

Leia Também

Diretor do Paraná Pesquisas aponta pautas que devem definir a eleição, veja

Mobilização bolsonarista contra Moraes e o STF ganha força após decisão sobre Flávio Bolsonaro, veja

Pílula da família do Mounjaro vence disputa contra medicamento tradicional para diabetes, veja detalhes

Celina também atua como diretora da ONG Matria, organização formada por mulheres que se posiciona contra intervenções hormonais em crianças com disforia de gênero. A participação da pesquisadora na entidade também foi mencionada na representação analisada pelo CEPSH.

Além da suspensão temporária do estudo, o comitê solicitou que a doutoranda apresentasse cópias de entrevistas, artigos de opinião e publicações feitas em redes sociais, documentos que não integravam o projeto de pesquisa.

https://www.instagram.com/p/DavmXmYkV4C/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==

Justiça determinou retomada do estudo

Em maio deste ano, a pesquisadora obteve uma decisão liminar da Justiça Federal de Santa Catarina autorizando a continuidade da pesquisa. Posteriormente, a medida foi confirmada por sentença.

Na decisão, o juiz Diógenes Tarcísio Marcelino Teixeira afirmou que não foram identificadas falhas metodológicas nem riscos aos participantes da pesquisa.

“A ausência de apontamento de qualquer falha metodológica ou risco real aos participantes reforça a conclusão de que a suspensão não se fundou em irregularidade da pesquisa em si, mas em desconforto com as posições expressas pela pesquisadora em contextos externos ao ambiente acadêmico”, registrou o magistrado.

MPF também se manifestou a favor da pesquisadora

Em 1º de julho, o procurador da República Maurício Gotardo Gerum, do Ministério Público Federal (MPF), apresentou parecer favorável à manutenção da decisão judicial que permitiu a continuidade da pesquisa.

No documento, o procurador afirmou que o Comitê de Ética extrapolou suas competências ao exigir informações relacionadas a artigos de opinião e publicações nas redes sociais que não faziam parte do protocolo de pesquisa aprovado.

“O CEPSH extrapolou suas atribuições ao exigir a prestação de contas de artigos de opinião e postagens em redes sociais, elementos que não integram o protocolo de pesquisa aprovado”, escreveu o procurador.

A tese de doutorado foi defendida por Celina Lazzari no dia 10 de junho deste ano, ocasião em que a pesquisadora foi aprovada.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Mobilização bolsonarista contra Moraes e o STF ganha força após decisão sobre Flávio Bolsonaro, veja

PRÓXIMO

URGENTE: EUA começa operação para tomar ilha no Irã, VEJA VÍDEO

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se