• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 14 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Mundo

Crise em Ceuta deixa 57 mortos e leva Europa a cobrar resposta da Espanha

Por Junior Melo
31/jul/2026
Em Mundo
Foto: FADEL SENNA / AFP

Foto: FADEL SENNA / AFP

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A crise migratória em Ceuta, enclave espanhol no norte da África, já deixou ao menos 57 mortos, segundo informou o representante do governo da Espanha no território. As vítimas foram encontradas no lado espanhol da fronteira, mas as autoridades alertam que o número de mortos pode ser ainda maior do lado marroquino.

De acordo com a autoridade, parte dos migrantes morreu afogada durante a travessia, enquanto outros foram esmagados ao tentar escalar o quebra-mar que sustenta a cerca de proteção da fronteira.

Na tentativa de conter novas invasões, as forças de segurança do Marrocos utilizaram cassetetes e gás lacrimogêneo para dispersar multidões que tentavam acessar os portões de Ceuta, território espanhol localizado em uma estreita faixa de terra às margens do Mar Mediterrâneo.

Leia Também

O avanço da China pressiona indústria automotiva brasileira por inovação

Executivo de IA alerta que robôs podem controlar a internet em um ano

Com roupa provocante, Virgínia chega ao GP da Espanha acompanhada de Vini Jr; VEJA VÍDEO

A situação provocou preocupação em diversos países da União Europeia. Líderes do bloco passaram a cobrar da Espanha medidas para restabelecer o controle da fronteira, enquanto partidos políticos europeus atribuíram a crise às políticas migratórias consideradas mais flexíveis adotadas pelo governo espanhol, incluindo a anistia concedida neste ano a centenas de milhares de imigrantes em situação irregular.

Segundo o Ministério do Interior da Espanha, cerca de 50 mil pessoas cruzaram a fronteira desde a manhã de quinta-feira. O governo estima que aproximadamente 37,5 mil migrantes já retornaram ao Marrocos.

Já o presidente do governo de Ceuta, Juan Jesús Vivas, afirmou que o número de pessoas que atravessaram a fronteira nos últimos dias pode chegar a 60 mil, tornando esta a maior onda migratória já registrada na região.

Ceuta e Melilla são os únicos territórios da União Europeia com fronteira terrestre no continente africano e, há décadas, figuram entre os principais pontos de entrada de migrantes que tentam chegar à Europa.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Vídeo mostra avião coletando 6 mil litros de água em apenas 12 segundos para combater incêndios; VEJA

PRÓXIMO

Agora: Mendonça autoriza novo inquérito sobre atuação de Lulinha na Dataprev

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se