• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 19 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

Policial aposentado preso em operação ligada ao Banco Master pede revogação da custódia ao STF

Por Junior Melo
19/jun/2026
Em Justiça
Foto: Ana Paula Paiva/Valo

Foto: Ana Paula Paiva/Valo

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O policial federal aposentado Sebastião Monteiro Júnior, de 67 anos, preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Guarulhos, em São Paulo, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação de sua prisão preventiva. A defesa também afirma que o investigado teme por sua integridade física dentro da unidade prisional.

Sebastião foi preso no âmbito de investigações da Polícia Federal que apuram a atuação de um grupo suspeito de monitorar e espionar alvos de interesse ligados ao banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, e ao seu pai, Henrique Vorcaro.

A prisão ocorreu quatro dias após a deflagração da sexta fase da Operação Compliance Zero, em 14 de maio. Segundo a PF, o ex-agente teria sido transferido da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo para o presídio em Guarulhos após a prisão.

Leia Também

Moraes autoriza depoimento presencial de Bolsonaro e cobra explicações da defesa

Moraes vota contra perdão a partidos, mas STF forma maioria para manter regra de transição

PF prende terceirizado do STJ suspeito de vazar rascunhos de decisões judiciais

Nesta sexta-feira (19), a defesa apresentou pedido ao STF alegando “falta de provas” e solicitou análise urgente do caso pelo ministro André Mendonça, relator do processo. Os advogados afirmam que o investigado estaria exposto a risco concreto à vida e à integridade física enquanto aguarda decisão sobre sua custódia.

De acordo com a defesa, o nome de Sebastião não aparece diretamente em parte dos relatórios de análise do material apreendido, sendo citado apenas de forma indireta em menções feitas por outro investigado.

As investigações da Polícia Federal apontam que o policial aposentado integraria o grupo conhecido como “A Turma”, supostamente utilizado para ações de intimidação, coação e obtenção de informações sigilosas. Ainda segundo a PF, o núcleo seria liderado por outro ex-policial federal, Marilson Roseno da Silva, que teria recorrido a contatos e experiência na corporação para coordenar as ações.

Além de Sebastião, outras seis pessoas foram presas durante a mesma fase da operação, que segue em andamento sob sigilo judicial.

O STF ainda não se manifestou sobre o pedido de revogação da prisão.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Carlos Alberto Parreira apresenta melhora em quadro pulmonar, mas segue na UTI

PRÓXIMO

Governo anuncia exigência de aprovação no Enamed para exercício da medicina

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se