• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 13 de maio de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Alcolumbre reage após derrota de Messias no Senado e dispara contra o governo: “Não tenho que esperar nada”

Por Junior Melo
07/maio/2026
Em Política
Alcolumbre reage após derrota de Messias no Senado e dispara contra o governo: "Não tenho que esperar nada"

Davi Alcolumbre - Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A rejeição do nome de Jorge Messias ao STF aprofundou a crise entre o governo Lula e o Congresso, levando o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a endurecer o discurso e ampliar o clima de tensão política em Brasília.

Como Davi Alcolumbre reagiu após derrota de Jorge Messias?

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira (6/5) que não espera qualquer gesto do governo após a rejeição da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal.

Questionado sobre uma possível reaproximação com o Palácio do Planalto, o senador respondeu de forma direta: “Não tenho que esperar nada”. A declaração foi interpretada como mais um sinal do desgaste entre o Congresso e o governo Lula. As informações são do jornal O Globo.

Leia Também

ACM Neto aparece na frente e ganha força na disputa pelo governo da Bahia

Trump desembarca na China para encontro decisivo com Xi Jinping

Desaprovação de Lula já atinge quase metade dos brasileiros, aponta Quaest

Como a rejeição de Messias virou uma das maiores crises do governo Lula?

A derrota do chefe da Advocacia-Geral da União no Senado provocou forte impacto político no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Nos bastidores, integrantes do governo consideram o episódio uma demonstração clara de força do comando do Senado.

A indicação de Jorge Messias, um dos aliados mais próximos de Lula, sofreu meses de desgaste, adiamentos e resistência silenciosa entre parlamentares. O resultado final evidenciou a dificuldade do Planalto em consolidar apoio dentro da Casa.

Alcolumbre teria atuado contra indicação ao STF?

Nos corredores do Senado, aliados do governo atribuem a Davi Alcolumbre um papel decisivo na articulação que culminou na derrota de Messias. Senadores afirmam que o presidente da Casa não trabalhou pela aprovação do nome indicado por Lula.

Segundo relatos de parlamentares, Alcolumbre teria conversado com integrantes de partidos importantes para ampliar a resistência à indicação. Entre as legendas citadas nos bastidores estão:

  • MDB
  • PSD
  • União Brasil
  • PP

Como estava a elação entre Lula e Alcolumbre?

A crise entre o senador e o Palácio do Planalto não começou agora. O mal-estar vinha crescendo desde o ano passado, quando Lula decidiu indicar Jorge Messias ao STF sem consultar previamente o presidente do Senado.

Reservadamente, Alcolumbre defendia o nome do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para ocupar a vaga na Suprema Corte. A escolha de outro aliado do governo acabou ampliando o desconforto político entre os dois lados.

Quais os próximos passos para o governo?

Após a derrota no Senado, integrantes do governo iniciaram uma ofensiva para tentar reduzir a tensão política. O ministro da Defesa, José Múcio, e o líder do governo no Congresso, José Guimarães, tiveram reuniões recentes com Alcolumbre.

Apesar das conversas, as declarações do presidente do Senado indicam que o ambiente continua distante de uma pacificação. A resposta seca dada pelo parlamentar aumentou as dúvidas sobre a relação entre o Congresso e o governo nos próximos meses.

Lula ainda pode fazer nova indicação ao STF?

Durante a entrevista, Alcolumbre também foi questionado sobre a possibilidade de Lula realizar uma nova indicação ao Supremo Tribunal Federal ainda em 2026. Mais uma vez, o senador respondeu sem demonstrar expectativa.

A fala reforçou a cautela do Senado em relação aos próximos movimentos do Planalto. Dentro do governo, a avaliação é que a derrota de Jorge Messias deixou marcas profundas e poderá influenciar futuras articulações políticas envolvendo o STF e o Congresso.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Novo decreto de Trump mira cartéis como alvo número um e muda estratégia dos EUA contra o terrorismo

PRÓXIMO

Adeus à tintura de cabelo tradicional: nova tendência que cobre os cabelos brancos e ajuda você a parecer mais jovem

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se