Essa notícia destaca que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do salário mínimo verão um aumento em seus pagamentos a partir de 1º de fevereiro de 2024. O reajuste é decorrente da atualização anual com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que registrou alta de 3,71% em 2023.
Como fica o salário mínimo para os aposentados?
O salário mínimo para 2024 teve aumento de 6,97%, e assim ficou estabelecido o piso para os pagamentos do INSS. Portanto, para salários acima do piso, o reajuste foi de 3,71% e não houve aumento real, como tem ocorrido nos últimos anos.
Para consultar o valor e o calendário do INSS, os beneficiários devem acessar o Meu INSS. No menu, basta procurar por “Extratos”, em seguida selecionar “Extrato de pagamentos” e filtrar a busca pelo mês de janeiro/2024. O pagamento em janeiro segue um cronograma específico: os beneficiários que recebem até um salário mínimo serão pagos a partir do dia 25 de janeiro, seguindo o dígito final do benefício. Já para aqueles com salários superiores ao mínimo, os pagamentos começam no dia 1º de fevereiro.
Assim, a notícia reforça a importância dos beneficiários do INSS estarem atentos às datas de pagamento e ao valor recebido, considerando os reajustes anuais. Lembrando que, para além do reajuste, não houve aumento real nos benefícios do INSS para 2024.
Datas de pagamento do INSS em 2024!
Os beneficiários que recebem até 1 salário mínimo poderão esperar seus pagamentos nas seguintes datas:
- Final 1: 23 de Fevereiro;
- Final 2:26 de Fevereiro;
- Final 3:27 de Fevereiro;
- Final 4:28 de Fevereiro;
- Final 5:29 de Fevereiro;
- Final 6:1 de Março;
- Final 7:4 de Março;
- Final 8:5 de Março;
- Final 9:6 de Março;
- Final 0:7 de Março.
Para aqueles que recebem mais de um salário mínimo, as datas de pagamento são as seguintes:
- Finais 1 e 6: 1 de Março;
- Finais 2 e 7: 4 de Março;
- Finais 3 e 8: 5 de Março;
- Finais 4 e 9: 6 de Março;
- Finais 5 e 0: 7 de Março.
Leia Também:
- Michelle detona Daniela Lima após fake news sobre Carlos Bolsonaro; VEJA
- A reação da oposição após o “toc toc toc” do governo Lula
- Janones insiste em manter fake news sobre Carlos Bolsonaro em suas redes sociais
Como realizar a consulta do extrato de pagamento?
Os beneficiários com acesso à internet podem visitar o site Meu INSS. Após efetuar o login, na tela inicial, devem selecionar o serviço “Extrato de Pagamento”. A consulta também está disponível por meio do aplicativo Meu INSS, compatível com sistemas Android e iOS. Aqueles sem acesso à internet podem ligar para a Central 135. Ao entrar em contato, forneça o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar possíveis fraudes. O atendimento telefônico está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.