O desperdício dos alimentos acontece em toda a cadeia de distribuição, e boa parte dele está nas prateleiras dos supermercados. Foi para ajudar a mudar esse cenário que Luciano Kleiman, junto com um sócio, criou em 2020 uma foodtech, empresa de tecnologia que trabalha com comida.
A startup criou um aplicativo que conecta mercados, confeitarias e padarias a consumidores. Essas empresas vendem com desconto os produtos que estão perto do vencimento, mas ótimos para o consumo.
Para desenvolver a solução, os empreendedores investiram R$ 600 mil. A economia para o consumidor é de pelo menos 50%. Os estabelecimentos cadastram os produtos de forma rápida e prática. E os alimentos podem ser industrializados, embalados ou frescos como frutas, legumes, verduras e até carnes.
O aplicativo funciona por geolocalização: mostra os mercados, padarias e confeitarias mais próximos do consumidor. E as informações sobre o produto, preço, desconto e, claro, a data de validade ficam bem claras no aplicativo na hora da compra.
O cliente pode pagar o frete ou retirar tudo no local escolhido. Em geral, o desperdício com produtos próximos da validade gira em torno de 2% do faturamento dos supermercados.
Uma rede que está usando o aplicativo em seis unidades desde março deste ano deixou de descartar 4 mil produtos e cerca de 10 toneladas de alimentos no período. Mais de 100 lojas já estão cadastradas. A previsão da startup é faturar R$ 5 milhões até o final de 2022.
B4WASTE
Site: https://www.b4waste.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/b4waste/
Instagram: https://www.instagram.com/b4waste/
E-mail: [email protected]
Dia
Av. Ibirapuera, 2407 – Indianópolis São Paulo/SP – CEP: 04029-200
Telefone: 4003-9032
Site: https://www.dia.com.br/
E-mail [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/diasupermercado/
Mercado Municipal Paulistano – Mercadão
Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo São Paulo/ SP – CEP: 01024-000
Site: http://mercadao.mercadospspe.com.br/
Email: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/nossomercadao/
Créditos: G1.