Longe das garras do PT: BNDES recebe premiação internacional

Longe das garras do PT: BNDES recebe premiação internacional

‘Financiamos heróis nacionais’, declarou o presidente do banco

Foto: Marcos Corrêa/PR 

Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebeu a premiação de “transformação bancária” da Amárica Latina do Euromoney Awards for Excellence em 2022. Entre os motivos, o fim da “política dos campeões” aplicada nos governos do PT.

“O banco já saiu de posições especulativas que havia acumulado em empresas como Petrobras, Vale, Klabin e JBS”, informa revista inglesa Euromoney em uma nota sobre a premiação. O texto também cita a melhora nos resultados financeiros do BNDES durante a gestão de Gustavo Montezano, que está na presidência do banco desde 2019.

Na lista, o faturamento recorde de R$ 34 bilhões em 2021. “Essa lucratividade é consequência de uma mudança na estratégia do banco que irá produzir impactos muito mais duradouros na economia brasileira se comparado a um aumento de lucro a curto prazo”, completa a nota.

“Agora não estamos financiando campeões nacionais, mas heróis nacionais”, disse Montezano na premiação. Recentemente, o BNDES anunciou uma parceria com o Sebrae para criar um fundo garantidor voltado para empreendedores individuais, além de micros e pequenos empresários. Entre os planos aplicados pela atual gestão também está uma carteira de desestatização classificada como a maior do mundo.




Leia também:

Terra Brasil Notícias