Presidida por Luciane Barbosa, conhecida como “Dama do Tráfico amazonense”, a ONG Associação Liberdade do Amazonas está promovendo uma campanha pedindo doações via PIX.
A solicitação começou por meio de uma publicação nas redes sociais, na noite da quarta-feira 15. Na mensagem, a ONG menciona “momentos de adversidade” e “desafios”.
“Juntos podemos transformar pequenos gestos em grandes impactos! Sua contribuição no Pix solidário faz toda a diferença na construção de um futuro mais solidário e esperançoso. Vamos unir forças para fazer o bem”, pediu a organização.
O instituto ganhou as manchetes dos jornais no início desta semana, depois que o jornal O Estado de S. Paulo revelou que Luciane — casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, líder do Comando Vermelho no Estado — participou de duas reuniões com assessores do ministro da Justiça, Flávio Dino, e com integrantes do Ministério dos Direitos Humanos.
No caso do MDH, Luciane também foi indicada para integrar o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura da pasta e teve as passagens a Brasília custeadas pelo ministério para participar de uma reunião do grupo. Luciane esteve com membros dos ministérios como representante de sua ONG.
Marido de Luciane, “Tio Patinhas” está preso desde dezembro de 2022. Conforme o jornal Folha de São Paulo, Luciene foi condenada a dez anos de prisão em 8 de outubro deste ano, depois do encontro com os assessores de Dino.
A Justiça absolveu ela do crime de financiar ou custear o tráfico de drogas, mas condenou por associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Foi dado a ela o direito de recorrer em liberdade.
Revista Oeste