• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 13 de outubro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Ministro do Meio Ambiente diz que situação climática do Amazonas é pior do que se imaginava

Por Junior Melo
13/out/2026
Em Brasil
Queimada em área desmatada às margens de um ramal da rodovia BR-319, no sul do Amazonas
Imagem: Lalo de Almeida - 12.set.25/Folhapress

Queimada em área desmatada às margens de um ramal da rodovia BR-319, no sul do Amazonas Imagem: Lalo de Almeida - 12.set.25/Folhapress

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Amazonas continua enfrentando uma grave crise provocada por incêndios florestais e pela fumaça que compromete a qualidade do ar. Nesta segunda-feira (12), Manaus amanheceu encoberta pela fumaça e apareceu, pelo quinto dia consecutivo, com a pior qualidade do ar do Brasil, segundo o indicador da IQAir, plataforma que monitora a poluição atmosférica em diferentes regiões do mundo.

Durante entrevista coletiva realizada no domingo (11), na Base Aérea de Manaus, o ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, afirmou que a situação encontrada durante uma visita de monitoramento à região de Autazes era “mais grave do que ele imaginava”.

Segundo o ministro, há focos de incêndio em áreas preservadas e de difícil acesso. Ele também apontou indícios de que parte das ocorrências pode estar relacionada a ações humanas destinadas a degradar o bioma amazônico.

Leia Também

Plantão TBN: direita passa a apoiar fim da escala 6X1 e votará a favor

URGENTE: nova pesquisa NEXUS mostra vantagem de Flávio Bolsonaro sobre Lula

Jornalista brasileiro crítico de Milei é impedido de entrar na Argentina e recebe veto de cinco anos

“É fundamental que esses indivíduos que estão agindo criminosamente vejam que serão punidos”, declarou Capobianco.

Amazonas tem 36 municípios em emergência

No sábado (10), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) informou que pelo menos 36 municípios amazonenses estavam em situação de emergência.

Segundo informações divulgadas pelo Estadão nesta segunda-feira (12), em boletim divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente no domingo apontou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) havia extinguido 236 incêndios no estado e continuava trabalhando para controlar outros 22 focos ativos.

O governo federal informou ainda que seis das 11 aeronaves disponibilizadas para as operações já haviam chegado ao Amazonas. Cerca de 250 brigadistas estavam mobilizados, enquanto outros 40 seguiam em deslocamento para reforçar as equipes.

São Paulo também enviou apoio ao estado. A missão paulista reúne 30 profissionais, sendo 25 bombeiros e cinco integrantes da Defesa Civil estadual. O grupo deve atuar no combate direto às chamas e na contenção do avanço do fogo.

Focos de incêndio aumentam 271% em outubro

Dados do Painel do Fogo, ferramenta do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao Ministério da Defesa, mostram um aumento de 271% nos registros de incêndios no Amazonas durante os primeiros dez dias de outubro.

Nesse intervalo, foram contabilizadas 1.380 ocorrências, contra 372 no mesmo período do ano anterior.

Do total registrado, 1.186 ocorrências foram identificadas em áreas públicas e 93 em propriedades privadas. O levantamento também apontou 246 registros em assentamentos federais, 116 em terras indígenas e 97 em unidades de conservação.

Outras 174 ocorrências foram identificadas em áreas associadas ao desmatamento.

A combinação de queimadas, fumaça intensa e aumento dos focos de incêndio mantém o Amazonas sob pressão, enquanto equipes estaduais e federais seguem mobilizadas para combater o fogo.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Allyson Bezerra anuncia prioridades para os primeiros 100 dias de eventual governo

PRÓXIMO

Carol de Toni quer comandar CCJ do Senado e mira STF

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se