O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, cancelou a sessão extraordinária do plenário prevista para esta quinta-feira (17). A decisão ocorre dois dias após uma sessão marcada por confrontos entre ministros e em meio ao impasse sobre os procedimentos relacionados às investigações envolvendo Alexandre de Moraes e André Mendonça no caso Banco Master.
O cancelamento é o terceiro em duas semanas, segundo reportagens publicadas nesta quinta. O STF informou apenas que a sessão extraordinária foi cancelada por determinação da Presidência, sem apresentar publicamente uma justificativa específica para a medida.
Além de cancelar a sessão desta quinta, Fachin retirou da pauta o julgamento que estava previsto para a próxima quarta-feira (23) e que analisaria a atuação de André Mendonça na condução de questões relacionadas ao caso Banco Master. A nova data ainda não foi definida.
Segundo Fachin, a decisão está relacionada à “direta relação” entre o processo envolvendo Mendonça e a questão de ordem apresentada por Gilmar Mendes na sessão de terça-feira (15). Na ocasião, o decano defendeu que os casos envolvendo Moraes e Mendonça fossem analisados conjuntamente. O julgamento da questão foi interrompido após pedido de vista do ministro Flávio Dino, quando o placar estava em 4 votos a 3 pela tramitação separada dos processos.
A crise voltou a ganhar espaço nesta quinta-feira após uma nova manifestação pública de Gilmar Mendes. Em publicação no X, o ministro criticou a exposição do procurador-geral da República, Paulo Gonet, em documentos relacionados ao caso Master e questionou a atuação de Mendonça na condução do processo.
Mendonça respondeu às críticas e afirmou que Gilmar demonstra uma “indignação seletiva”. O ministro também citou a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), que estabelece restrições para que magistrados emitam opiniões sobre processos pendentes de julgamento.
Os novos episódios ampliam a tensão dentro do STF, que passou a discutir publicamente divergências relacionadas à condução do caso Banco Master. Na sessão de terça-feira, Moraes e Mendonça também protagonizaram um confronto durante o julgamento, com acusações e negativas de ambos os lados.
