• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 20 de agosto de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Quase um desastre: FAB derruba foguete sul-coreano após desvio de rota

Por Junior Melo
20/ago/2026
Em Brasil, Mundo
Divulgação/Innospace

Divulgação/Innospace

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O voo de teste do foguete suborbital Sebit, desenvolvido pela empresa sul-coreana InnoSpace, foi interrompido na noite desta quarta-feira (19), após o veículo apresentar um desvio em relação à trajetória planejada. O lançamento ocorreu a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

De acordo com a InnoSpace, o foguete decolou normalmente às 16h30, no horário de Brasília. Após a identificação de uma alteração na rota prevista, a Força Aérea Brasileira (FAB) acionou o Sistema de Terminação de Voo, procedimento utilizado para interromper a operação diante de uma situação que possa representar risco.

O voo foi encerrado aproximadamente 35 segundos depois da decolagem. Após a interrupção, o foguete caiu dentro de uma área marítima previamente estabelecida como zona de segurança.

Leia Também

Número de brasileiros que formalizam saída fiscal do país dispara 80% e ampliam atenção da Receita

Flávio Bolsonaro diz que Dark Horse é “página virada”, VEJA

Eleições 2026: UE enviará peritos ao Brasil para acompanhar eleições, VEJA DETALHES

Segundo a empresa sul-coreana, não houve registro de pessoas feridas nem danos às instalações do Centro de Lançamento de Alcântara.

Empresa pretende realizar novo lançamento

Apesar da interrupção do teste, a InnoSpace informou que pretende manter o planejamento para uma nova tentativa de lançamento do HANBIT-Nano, prevista para novembro, também a partir de Alcântara.

O teste realizado no Maranhão tinha como finalidade validar tecnologias que serão utilizadas posteriormente em lançadores orbitais. A missão buscava obter informações sobre o comportamento do foguete durante a fase de lançamento e seu retorno.

Segundo a empresa, mesmo sem a conclusão integral do voo, foram obtidos dados considerados importantes sobre diferentes sistemas do veículo.

Entre os dados coletados estão informações relacionadas à propulsão, navegação, orientação e controle, além do funcionamento da própria plataforma de lançamento.

A InnoSpace informou que os dados serão analisados para ajudar na identificação das causas da anomalia registrada durante o voo.

Lançamento contou com participação brasileira

O teste foi realizado em cooperação com a Alada, empresa estatal brasileira criada com o objetivo de ampliar a utilização comercial da infraestrutura aeroespacial do país.

A localização de Alcântara é considerada estratégica para operações espaciais por sua proximidade com a Linha do Equador, característica que pode favorecer lançamentos de veículos espaciais.

Entenda o caso

  • O foguete suborbital Sebit foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
  • O veículo apresentou um desvio em relação à trajetória prevista.
  • A FAB acionou o Sistema de Terminação de Voo e interrompeu a operação.
  • O voo terminou cerca de 35 segundos após a decolagem.
  • O foguete caiu em uma área marítima previamente destinada à segurança da operação.
  • Não houve registro de feridos ou danos às instalações.
  • A InnoSpace afirmou que pretende realizar um novo lançamento do HANBIT-Nano em novembro.
  • Os dados coletados durante o teste serão analisados para investigar a causa da anomalia.
EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

BANCO CENTRAL: Pix ganha novas regras em setembro, VEJA O QUE MUDA

PRÓXIMO

Pablo Marçal se irrita durante entrevista ao vivo e bate-boca com jornalista, VEJA VÍDEO

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se