O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quinta-feira (13) que o governo norte-americano prepara novas medidas de pressão econômica contra o Irã. Segundo ele, as ações devem ser anunciadas na próxima semana e terão como objetivo ampliar o isolamento financeiro de Teerã.
Em entrevista ao canal conservador Newsmax, Bessent afirmou que a estratégia combinará medidas econômicas com a continuidade do bloqueio no Estreito de Ormuz.
“Será uma combinação de isolamento econômico, como o mundo nunca viu”, declarou o secretário.
Bessent também relacionou as novas medidas à situação do Estreito de Ormuz, importante rota marítima para o comércio de petróleo e gás. Segundo ele, a manutenção do bloqueio deverá impedir a entrada e a saída de cargas pelos portos iranianos.
“o contínuo bloqueio no Estreito de Ormuz impedirá que qualquer coisa entre ou saia dos portos iranianos”.
A declaração ocorre em meio ao aumento das tensões entre Washington e Teerã e à manutenção do bloqueio naval americano. O governo dos Estados Unidos já indicou que pretende manter a pressão econômica sobre o Irã enquanto as negociações para uma solução para o conflito permanecem sem avanço.
Bessent não detalhou quais serão as novas medidas, mas afirmou que novos anúncios deverão ser feitos nos próximos dias.