O assessor especial da Presidência dos EUA para o Clima, John Kerry, chegou a Brasília neste domingo (26). A vinda dele confirma, segundo a embaixada norte-americana no Brasil, que o clima e o meio ambiente são prioridades na relação bilateral entre os países.
Em nota, a embaixada destacou que a visita “vai dar continuidade ao Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas Brasil-EUA que os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, relançaram durante a reunião de 10 de fevereiro”, em Washington (EUA).
Nesta manhã (27), Kerry tem reunião no Palácio do Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília, com a ministra do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, também participa da agenda com Kerry.
Na pauta do encontro estão previstas discussões sobre combate e reversão do desmatamento, aceleração na transição para a energia limpa e fortalecimento da bioeconomia e sustentabilidade.
O assessor permanece no Brasil até terça-feira (28) e terá encontros com representantes do Congresso e com líderes da sociedade civil.