Os presidentes do Brasil, Lula (foto), e dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirão hoje na Casa Branca, em Washington. O encontro, que está agendado para o final da tarde, marca a reaproximação entre os dois países, após as farpas trocadas nos últimos anos entre Jair Bolsonaro e o chefe de Estado americano.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, estarão na pauta assuntos como “a defesa das instituições democráticas, o combate ao discurso de ódio e à desinformação, a promoção dos direitos humanos e o combate à mudança do clima”.
Lula chegou aos Estados Unidos na noite dessa quinta (9). O petista também tem encontros marcados com o senador Bernie Sanders, com deputados do partido Democrata e com representantes da Federação Americana de Trabalho e Congresso de Organizações Industriais.
Viajaram com o presidente a primeira-dama, Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial), o assessor especial Celso Amorim, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e Jaques Wagner, líder do governo no Senado.