• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 29 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

Assessores de Dino no STF são denunciados à PGR acusados de ‘arapongagem’

Por Felipe Dantas
01/abr/2025
Em Justiça
Assessores de Dino no STF são denunciados à PGR acusados de ‘arapongagem’

Flávio Dino - Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O procurador-geral do Estado do Maranhão (PGE), Valdenio Nogueira Caminha, solicitou ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, a investigação de dois assessores do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Segundo a PGE, esses assessores teriam acessado sistemas internos da Procuradoria maranhense para embasar uma ação movida no STF pelo partido Solidariedade, liderado pelo deputado estadual Othelino Neto.

De acordo com a denúncia, o acesso aos sistemas da PGE teria ocorrido dentro das dependências do próprio Supremo Tribunal Federal. A ação apresentada pelo Solidariedade ao STF busca o afastamento temporário de Caminha. O pedido ocorre após a Procuradoria-Geral do Estado recomendar a abertura de um inquérito para investigar suspeitas de envolvimento de Othelino Neto em um esquema de comércio ilegal de madeira entre 2006 e 2008.

Qual é o papel do STF na investigação?

Assessores de Dino no STF são denunciados à PGR acusados de ‘arapongagem’
Flávio Dino – Créditos: depositphotos.com / thenews2.com

Segundo informações do Antagonista, a ação foi protocolada em fevereiro de 2025 e está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Othelino Neto é casado com a senadora Ana Paula Lobato, que assumiu o cargo após Flávio Dino tomar posse como ministro. Além de solicitar a investigação à Procuradoria-Geral da República, a Procuradoria do Maranhão também acionou o ministro Alexandre de Moraes para que sejam tomadas providências, já que ele é o relator da ação que teria sido embasada com documentos internos da Procuradoria maranhense.

Leia Também

STF cobra explicações do Rio sobre guarda armada com contratação temporária

Allan dos Santos é absolvido pelo STJ em ação judicial de cineasta

Justiça condena gigante do setor alimentício após funcionária perder bebês no trabalho

De acordo com a denúncia, os procuradores Túlio Simões e Lucas Pereira acessaram o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão. Esse acesso ocorreu dias antes de o partido Solidariedade protocolar a ação no STF visando o afastamento do procurador-geral do Estado. As buscas teriam sido realizadas a partir de computadores do próprio STF, e os dados teriam sido repassados a um escritório de advocacia vinculado ao partido autor da ação.

Quais são as alegações dos assessores envolvidos?

Segundo informações do Antagonista, os assessores Túlio Simões e Lucas Pereira, que estão temporariamente cedidos ao STF, alegam que seus acessos ao sistema SEI foram realizados de forma legítima e com senhas individuais. Simões afirmou que todos os acessos foram feitos em caráter individual e em processos públicos, enquanto Pereira destacou que os documentos mencionados na denúncia são públicos e acessíveis a qualquer cidadão via internet.

“Sou Procurador concursado do Estado do Maranhão e estou cedido temporariamente ao STF. Mantenho senhas individuais no sistema SEI para fins administrativos e funcionais, jamais tendo acessado referido sistema para fins ilícitos. Todos os acessos realizados foram sempre em caráter individual, por vontade própria e em processos públicos. Permaneço à disposição da Procuradoria-Geral para prestar qualquer esclarecimento adicional porventura ainda necessário.”

Lucas Pereira relatou:

“Sou servidor de carreira, concursado, e sempre desenvolvi um trabalho técnico dentro da PGE-MA. Atualmente, estou cedido temporariamente ao STF. Em todos os cargos que ocupei, sempre atuei com responsabilidade. Acessei legitimamente o SEI como servidor, utilizando minha senha individual, pois esse é o único meio pelo qual faço requerimentos como procurador do Estado do Maranhão. Todos os documentos e processos mencionados na denúncia são públicos e acessíveis via consulta simples na internet por qualquer cidadão. Estou à disposição da Procuradoria-Geral do Estado para eventuais esclarecimentos.”

Como são as consequências?

O desenrolar dessa investigação pode ter implicações significativas tanto para os envolvidos diretamente quanto para as relações políticas no Maranhão. A disputa entre o grupo de Flávio Dino e o grupo do governador Carlos Brandão, que romperam no ano passado, pode ser intensificada por esse episódio. Além disso, a investigação pode trazer à tona questões sobre a segurança e o uso de sistemas internos de informações em instituições públicas.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

NASA alerta sobre cidades que podem ser engolidas pelo mar!

PRÓXIMO

Proteja sua casa de mosquitos e carrapatos com essa planta

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se