Ciro Gomes (PDT) não conseguiu ficar em primeiro colocado na disputa à Presidência em Sobral (CE) neste ano. A cidade é conhecida como curral eleitoral da família dele: os Ferreira Gomes.
Nas eleições de 2022, Ciro Gomes conseguiu cerca de 18% dos votos de Sobral, ficando em terceiro lugar. À frente dele, Jair Bolsonaro (PL), com 22% da votação, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 55%.
Na disputa anterior à Presidência da República, Ciro havia conquistado 60% dos votos. Ou seja: maioria absoluta, deixando o candidato do Clã Ferreira Gomes em primeiro Lugar na votação da cidade.
Atualmente, o município é governado por Ivo Gomes, irmão do político. Antes dele, outro irmão da dupla governou sobral: o senador Cid Gomes (PDT) — que em 2020 tentou usar uma retroescavadeira para forçar a entrada em um batalhão da polícia militar na cidade.
José Euclides Ferreira Gomes Júnior, pai do trio, governou a cidade entre 1977 e 1982. De acordo com o jornal folha de São Paulo, o clã Ferreira Gomes foi o primeiro a controlar a prefeitura local. A história da família a prefeitura da cidade, entretanto, começa no quase 100 antes disso, no fim do século XIX.