Em Chattogram, Bangladesh, no sul da Ásia, um piloto tentou realizar uma manobra inspirada no filme “Top Gun” e acabou envolvido em um acidente aéreo em 9 de maio. A aeronave colidiu com a pista e explodiu após três giros em baixa altitude.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, o piloto Muhammad Asim Jawad, de 32 anos, estava no comando do avião modelo Yakovlev Yak-130, enquanto Sohan Hasan Khan atuava como co-piloto.
Imagens Impressionantes: piloto tenta fazer manobra do filme “Top Gun” e acaba morr3ndo pic.twitter.com/aTsusvZSE1
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) May 14, 2024
Apesar da explosão, ambos os homens foram ejetados da aeronave e resgatados com vida por equipes da Força Aérea, Marinha e pescadores locais. Infelizmente, o piloto Muhammad faleceu após o resgate, enquanto Sohan permanece internado em estado crítico.
As imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que a aeronave cai na água após a explosão. De acordo com informações do Departamento de Relações Públicas Interserviços (ISPR), o jato de treinamento teria “caído devido a uma falha mecânica”, resultando na queda do avião.
Uma análise das filmagens revela que o jato raspou a pista em alta velocidade, causando danos significativos à fuselagem e provocando um incêndio. Aos 19 segundos, fragmentos da aeronave se desprendem enquanto ela ricocheteia e decola.