As fortes chuvas registradas na parte superior da bacia hidrográfica provocaram uma elevação expressiva e repentina do nível do Rio Iguaçu, cujo volume de água ultrapassou 12 mil metros cúbicos por segundo. O número é oito vezes maior que a vazão habitual, estimada em cerca de 1.500 m³/s.
Diante da força da correnteza e do risco de danos à estrutura turística, equipes especializadas realizam trabalhos emergenciais para desmontar e reposicionar trechos das passarelas nas Cataratas do Iguaçu. A operação busca evitar que troncos arrastados pela água e a pressão da correnteza comprometam os pilares de sustentação.
Por questões de segurança, o acesso aos mirantes da região da Garganta do Diabo foi suspenso preventivamente. As autoridades reforçaram os protocolos de segurança e mantêm o monitoramento constante das condições do rio.
Imagens registradas no Parque Nacional do Iguaçu mostram a intensidade da correnteza e a dificuldade dos trabalhos realizados pelas equipes em meio à névoa e ao grande volume de água.
Ainda não há previsão confirmada para a retomada do acesso aos mirantes. A reabertura dependerá da redução da vazão e de uma avaliação técnica das condições de segurança das estruturas utilizadas pelos visitantes.
