• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 3 de outubro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início STF

Nunes Marques anuncia medida inédita para o fechamento das urnas nas eleições; Veja vídeo

Por Junior Melo
03/out/2026
Em STF
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou que os dois últimos eleitores de cada seção eleitoral serão convidados a acompanhar o encerramento da votação nas eleições deste domingo (4).

A medida permite que cidadãos acompanhem diretamente os procedimentos realizados após o último voto e recebam uma cópia impressa do Boletim de Urna (BU), documento que registra o resultado daquela seção.

Segundo Nunes Marques, os eleitores poderão atestar que, depois deles, nenhum outro voto foi registrado na seção.

Leia Também

Gilmar Mendes derruba afastamento do CNJ e manda desembargador voltar ao TJAL

Urgente: Gilmar Mendes derruba direito de resposta de Moro e libera propaganda sobre aborto

Urgente: Toffoli manda passar propaganda eleitoral de candidato do PT no Ceará após o fim do horário eleitoral gratuito

Como vai funcionar

A votação termina às 17h, pelo horário de Brasília, desde que não haja eleitores aguardando na fila. Quem estiver na fila nesse momento continua tendo o direito de votar.

Nessa situação, os mesários identificam os eleitores e distribuem senhas. A votação prossegue até que a última pessoa habilitada na fila registre seu voto.

Depois do encerramento, as duas últimas pessoas que votaram serão convidadas a permanecer na seção para acompanhar os procedimentos de fechamento.

Elas também receberão uma via impressa do Boletim de Urna. Caso algum dos dois eleitores não queira participar, a recusa será registrada em ata.

Medida faz parte das regras das eleições de 2026

A participação dos dois últimos eleitores foi incluída nas normas do TSE para o pleito deste ano.

Além deles, fiscais de partidos, federações e coligações podem acompanhar as etapas de encerramento da votação e a emissão do Boletim de Urna.

A declaração de Nunes Marques ocorreu em entrevista ao SBT. O presidente do TSE também apontou desinformação e uso irregular de inteligência artificial entre os desafios da Justiça Eleitoral para as eleições de 2026.

VEJA VÍDEO

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Enquanto Bolsonaro está impedido de votar, Daniel Vorcaro vota mesmo preso; veja o motivo

PRÓXIMO

Trump promete US$ 5 mil a cada adulto dos EUA se republicanos vencerem as eleições de 2026; Veja vídeo

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se