Segue incerta a possibilidade de uma reunião formal entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva durante a 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
A Casa Branca informou que a agenda de reuniões de Trump ainda não está definida, enquanto o Itamaraty afirmou não haver expectativa de um encontro formal entre os dois presidentes. Existe, porém, a possibilidade de uma conversa breve entre Lula e Trump nos bastidores do evento, como ocorreu em 2025.
Assembleia Geral da ONU
O Debate Geral da 81ª sessão da Assembleia Geral da ONU será realizado entre 22 e 28 de setembro, reunindo representantes dos 193 Estados-membros na sede da organização, em Nova York.
O tema deste ano é “Restaurar a confiança, gerenciar a transformação: uma Organização das Nações Unidas que atenda a todas as pessoas”.
Tradicionalmente, o Brasil abre o Debate Geral com o discurso de seu presidente, seguido pelos Estados Unidos. Em 2026, Lula fará o primeiro discurso, enquanto Trump representará o país anfitrião na sequência.
Segundo o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Bicalho Cozendey, os dois presidentes podem voltar a se encontrar brevemente nos corredores da Assembleia.
Em 2025, Lula e Trump conversaram por alguns minutos nos bastidores do evento. Na ocasião, Trump afirmou posteriormente que havia tido uma “química excelente” com o presidente brasileiro.
Relação entre Brasil e Estados Unidos
Uma eventual conversa entre os dois líderes ocorreria em meio a uma relação marcada por divergências comerciais e diplomáticas.
Entre os principais pontos de tensão está a política tarifária dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Em agosto, Lula e Trump conversaram por telefone durante cerca de 1h20, quando o presidente brasileiro pediu a retomada das negociações sobre as tarifas aplicadas pelos EUA.
Outro tema de atrito envolve as medidas adotadas pelos Estados Unidos contra integrantes do governo brasileiro e questões relacionadas à atuação do Brasil no combate ao crime organizado.
Em relatório enviado ao Congresso americano nesta semana, o governo Trump criticou o Brasil por, segundo sua avaliação, não combater de maneira suficiente o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). O documento também classificou o Brasil como um centro de distribuição global de cocaína.
O tema pode fazer parte das discussões entre os governos, embora não haja confirmação de que será tratado em uma eventual conversa entre Lula e Trump.
Agenda de Lula em Nova York
Lula embarca para os Estados Unidos no domingo (20) para participar da Assembleia Geral da ONU.
A agenda do presidente brasileiro será mais curta neste ano, em razão do calendário eleitoral. O Debate Geral começa na terça-feira (22), e Lula fará o discurso de abertura da sessão.
O presidente também tem encontro previsto com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Além disso, o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, solicitou uma reunião com Lula durante a passagem do presidente pela cidade, mas o governo brasileiro ainda avalia o encontro.
Até o momento, portanto, não há reunião formal confirmada entre Lula e Trump na programação da Assembleia Geral da ONU.
Com informações de Metrópoles.
