• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 28 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

Fachin adia reunião com cúpula da OAB em meio à crise no STF

Por Junior Melo
07/set/2026
Em Justiça
Igo Estrela/ Metrópoles @igoestrela

Igo Estrela/ Metrópoles @igoestrela

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, adiou a reunião que teria com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e outros integrantes da cúpula da entidade.

O encontro estava marcado para esta quarta-feira (9), mas foi cancelado por Fachin e ainda não tem nova data definida. A informação foi comunicada internamente pela OAB.

Na mesma data, será realizada uma reunião do Colégio de Presidentes da OAB, que reunirá dirigentes das 27 seccionais estaduais e integrantes do Conselho Federal da entidade.

Leia Também

TRE-AL derruba bloqueio e manda Instagram de Renan Filho voltar ao ar

Juíza diz que combate à violência contra a mulher vai além da polícia e cobra mais políticas públicas

STF condena Eduardo Bolsonaro por difamação contra Tabata Amaral

OAB discute posicionamento sobre crise no STF

O adiamento ocorre em meio à crescente tensão envolvendo os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça. Seccionais da OAB em diferentes estados já se manifestaram sobre pedidos de investigação relacionados aos dois ministros.

O Conselho Federal da OAB também deve se reunir nos próximos dias para discutir e definir o posicionamento oficial da entidade diante da crise.

A expectativa em torno da reunião com Fachin estava relacionada justamente à possibilidade de a direção da OAB apresentar ao ministro as preocupações da advocacia sobre os recentes acontecimentos no STF.

Fachin analisa atuação de Mendonça no caso Banco Master

A crise ganhou novos contornos depois que Fachin abriu um procedimento para apurar uma possível nulidade em atos praticados pelo ministro André Mendonça no caso envolvendo o Banco Master.

A iniciativa ocorreu após Mendonça ter determinado medidas relacionadas às investigações e solicitado o aprofundamento de apurações envolvendo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o ministro Alexandre de Moraes.

Moraes chegou a pedir a inclusão de Mendonça no inquérito das fake news. Fachin, porém, retirou o pedido do ministro do procedimento e decidiu submeter a questão à Presidência do STF, que atualmente está sob seu comando.

O episódio ampliou a tensão interna na Corte e passou a ser acompanhado de perto pela OAB, que avalia os desdobramentos institucionais da crise e a necessidade de um posicionamento oficial da entidade.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Novo golpe faz número de parente ou banco aparecer na tela do celular

PRÓXIMO

Ayres Britto defende Código de Ética para ministros do STF em meio à crise na Corte

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se