• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 22 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Mundo

Explosão de carro-bomba em delegacia deixa mortos e feridos na Colômbia

Por Junior Melo
02/set/2026
Em Mundo
Foto: Schneyder Mendoza/AFP

Foto: Schneyder Mendoza/AFP

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Um atentado com um carro-bomba em frente a uma delegacia de polícia deixou uma pessoa morta e outras 15 feridas na madrugada desta terça-feira (1º), em Los Patios, na região metropolitana de Cúcuta, no nordeste da Colômbia. Entre os feridos está um policial.

A explosão provocou danos nas proximidades da unidade policial e mobilizou forças de segurança durante as primeiras horas do dia. O civil morto foi identificado pelas autoridades como um venezuelano de 23 anos.

Segundo as primeiras informações divulgadas pelas autoridades colombianas, o ataque pode ter sido cometido por integrantes de uma frente urbana do Exército de Libertação Nacional (ELN), grupo guerrilheiro com atuação em diferentes regiões do país. A autoria, porém, ainda é investigada.

Leia Também

Urgente: Escudo das Américas prevê sanções contra PCC, CV e outras 22 organizações

Países latino-americanos definem PCC e CV como terroristas

URGENTE: Trump diz na ONU que compava cartéis de drogas ao ÍSIS e que vai destruí-los, VEJA VÍDEO

Veículo tinha cerca de 80 quilos de explosivos

De acordo com o coronel Jimmy Belalcázar, o veículo utilizado no atentado havia sido roubado. Dentro do automóvel, as autoridades encontraram aproximadamente 80 quilos de explosivos.

O material teria sido detonado remotamente depois que o carro foi deixado próximo à delegacia. A grande quantidade de explosivos aumentou a preocupação das forças de segurança, que ampliaram o isolamento da área para verificar a possibilidade de outros artefatos e garantir a segurança de moradores e agentes.

As autoridades também investigam como o veículo foi preparado, transportado e estacionado nas proximidades da unidade policial.

Suspeita recai sobre estruturas urbanas do ELN

As investigações iniciais apontam para duas estruturas urbanas do ELN com presença na região de Cúcuta: a Frente Urbana Carlos Germán Velasco Villamizar e a Frente Reinaldo Ardila Gómez.

Os investigadores trabalham para determinar qual das organizações teria participado diretamente do atentado e se houve apoio de outros grupos armados ou organizações criminosas.

Até o momento, a motivação específica do ataque também não foi esclarecida.

Região é estratégica para grupos armados

Los Patios e Cúcuta ficam próximas à fronteira com a Venezuela, em uma região considerada estratégica para a atuação de grupos armados e organizações criminosas.

A proximidade com o território venezuelano e as disputas pelo controle territorial tornam a área um dos pontos mais complexos para as forças de segurança colombianas.

A presença de vítimas venezuelanas também chamou a atenção das autoridades, especialmente pela localização do município.

Governo convoca conselho de segurança

O atentado ocorre em meio ao endurecimento das ações de segurança do governo colombiano contra grupos guerrilheiros e outras organizações armadas.

O presidente Abelardo de la Espriella convocou um conselho de segurança para avaliar o ataque e discutir novas medidas diante da escalada de violência.

A reunião deverá contar com integrantes da cúpula da Força Pública e autoridades responsáveis pela segurança nacional e regional. O objetivo é analisar as circunstâncias do atentado, avaliar possíveis novas ameaças e definir estratégias para impedir ataques contra instalações policiais e outros alvos.

As investigações continuam para identificar todos os envolvidos na ação, esclarecer a origem dos explosivos e determinar se outras pessoas ou organizações participaram da preparação do atentado.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Nunes Marques mantém no ar live em que Flávio lê carta de Jair Bolsonaro

PRÓXIMO

CASO MASTER: Abracrim pede afastamento de Moraes

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se