Representantes dos Estados Unidos e da China iniciaram neste domingo (20), em Nova York, uma nova rodada de negociações para preparar a reunião entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, prevista para quinta-feira (24), em Washington.
As conversas são lideradas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e pelo vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng. O representante comercial americano, Jamieson Greer, também participa das negociações, realizadas na sede do JPMorgan Chase, em Manhattan.
Entre os principais temas estão a trégua comercial entre os dois países, que expira em novembro, as tarifas sobre produtos, o fornecimento de minerais críticos e terras raras e as relações comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
A inteligência artificial também ganhou espaço na agenda. Washington e Pequim discutem possíveis mecanismos de segurança para a tecnologia, em meio às disputas envolvendo o desenvolvimento de modelos avançados e as restrições americanas à exportação de tecnologias para a China.
Os dois governos também avaliam medidas para reduzir barreiras comerciais, incluindo possíveis aumentos nas compras chinesas de produtos agrícolas americanos e a manutenção do fluxo de minerais estratégicos.
A reunião em Nova York ocorre poucos dias antes do encontro entre Trump e Xi. A cúpula deve tratar justamente dos principais pontos de tensão entre os países, incluindo comércio, tarifas, tecnologia, inteligência artificial e minerais críticos.
A expectativa dos negociadores é avançar em acordos que mantenham a atual trégua comercial e evitem uma nova escalada nas disputas econômicas entre Washington e Pequim.