O Supremo Tribunal Federal (STF) cancelou o pronunciamento do ministro Alexandre de Moraes que estava previsto para a manhã desta quinta-feira (10). Segundo a Corte, a declaração à imprensa, inicialmente marcada para as 11h, na sede do tribunal, foi suspensa e será remarcada em “data oportuna”.
O anúncio do pronunciamento havia sido divulgado mais cedo pelo próprio STF. Cerca de uma hora depois, porém, a Corte informou que a agenda havia sido cancelada. A manifestação de Moraes ocorreria em meio a uma crise interna que envolve o ministro e o colega André Mendonça, cenário que tem exigido a atuação do presidente do tribunal, Edson Fachin, para tentar reduzir a tensão entre os integrantes da Corte.
A crise se intensificou após Mendonça retirar o sigilo de parte do inquérito que investiga o caso envolvendo o Banco Master. Entre os documentos tornados públicos estão mensagens trocadas entre Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, dono do banco.
Após a decisão, Moraes reagiu e pediu a Fachin a abertura de uma investigação contra Mendonça. O ministro alegou que relatórios de inteligência da Polícia Federal indicariam a existência de possíveis crimes de improbidade administrativa e abuso de autoridade relacionados à atuação do relator do caso.
Em meio ao agravamento do conflito, Fachin adotou medidas para tentar contornar a crise. Na quarta-feira (9), o presidente do STF retirou Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito das fake news, investigação que se estende há cerca de sete anos e que estava sob condução do ministro desde o início.
Fachin também suspendeu a decisão de André Mendonça que havia determinado o afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
As medidas do presidente do STF ocorreram justamente em um momento de crescente tensão entre ministros da Corte. O cancelamento do pronunciamento de Moraes, que poderia representar um novo capítulo da crise, acrescenta incerteza sobre os próximos desdobramentos do embate interno no tribunal.
Até o momento, o STF não informou uma nova data para a manifestação do ministro. A Corte afirmou apenas que o pronunciamento será remarcado em momento oportuno.
