• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 14 de setembro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Propostas de Lula contra o crime organizado seguem sem resposta dos EUA, VEJA

Por Junior Melo
24/ago/2026
Em Brasil, Mundo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à esquerda e presidente Donald Trump à direita  • Montagem CNN

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à esquerda e presidente Donald Trump à direita • Montagem CNN

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Governo brasileiro afirma que Washington ainda não apresentou resposta concreta às iniciativas discutidas entre Lula e Trump em maio

O governo brasileiro afirma que os Estados Unidos ainda não deram uma resposta concreta às propostas apresentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ampliar a cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado transnacional.

Segundo um interlocutor do governo ouvido pelo Metrópoles, Lula apresentou duas iniciativas ao presidente norte-americano, Donald Trump, durante o encontro realizado na Casa Branca, em 7 de maio. Desde então, Brasília estaria aguardando uma manifestação oficial de Washington sobre as propostas.

Leia Também

URGENTE: Mendonça abre sigilo de transferências bancárias de Vorcaro que podem causar “caos”

Financial Times diz que “Crise sem precedentes” do STF pode ter impacto nas eleições de outubro

Fachin determinou que Mendonça retire sigilo sobre pagamentos de Vorcaro

O assunto voltou a ganhar destaque na sexta-feira (21/8), quando Lula e Trump conversaram por telefone durante mais de uma hora. Na ligação, o presidente brasileiro voltou a defender uma atuação conjunta contra organizações criminosas, mas ressaltou que o Brasil possui mecanismos próprios para enfrentar as facções que atuam no país.

De acordo com o Palácio do Planalto, Trump demonstrou disposição para fortalecer a cooperação bilateral e afirmou que integrantes de alto escalão do governo norte-americano seriam mobilizados para dar continuidade às conversas.

Apesar da sinalização, a avaliação transmitida ao Metrópoles é de que, até o momento, não houve uma resposta concreta dos Estados Unidos às duas propostas apresentadas por Lula em maio.

Iniciativas foram apresentadas durante encontro na Casa Branca

Lula e Trump permaneceram cerca de três horas reunidos na Casa Branca em 7 de maio. O combate ao crime organizado esteve entre os principais assuntos discutidos, juntamente com questões comerciais e relacionadas a minerais críticos.

Durante a reunião, Lula convidou os Estados Unidos a participar de iniciativas brasileiras destinadas ao enfrentamento de organizações criminosas e do narcotráfico internacional.

Uma das propostas envolve mecanismos de cooperação policial na Amazônia. Outra busca ampliar a articulação regional em matéria de segurança.

Na ocasião, Lula mencionou a estrutura de cooperação policial instalada em Manaus, que reúne representantes de países amazônicos e permite o compartilhamento de informações para combater crimes que ultrapassam as fronteiras nacionais.

O governo brasileiro também pretendia ampliar a cooperação regional por meio do chamado Consenso de Brasília e de outras iniciativas voltadas ao combate ao crime organizado.

Embora tenha havido abertura para o diálogo durante o encontro presencial, Brasília afirma que as propostas apresentadas pelo presidente brasileiro ainda não receberam uma resposta oficial de Washington.

EUA classificaram PCC e Comando Vermelho como terroristas

A ausência de uma resposta concreta ocorre em meio ao aumento das divergências entre os governos brasileiro e norte-americano sobre a forma de enfrentar organizações criminosas.

Em maio, o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a classificação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras. A decisão foi anunciada dois dias após uma reunião entre Trump e o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Antes da medida, Flávio havia defendido a classificação das facções como organizações terroristas. A posição passou a representar uma diferença importante em relação à estratégia defendida pelo governo Lula.

Enquanto Brasília prioriza a cooperação policial, o compartilhamento de informações, ações de inteligência e o combate às fontes de financiamento das organizações criminosas, Flávio Bolsonaro passou a defender publicamente o enquadramento das facções como terroristas.

A classificação adotada pelos Estados Unidos produz consequências no sistema jurídico e financeiro do país, incluindo sanções e restrições contra pessoas e empresas que forneçam apoio material aos grupos.

O governo brasileiro criticou a decisão e argumentou que a medida poderia produzir efeitos sobre assuntos internos do Brasil e dificultar a cooperação entre autoridades dos dois países.

A classificação também provocou debates sobre os limites de uma eventual atuação norte-americana em território brasileiro. Posteriormente, o Departamento de Estado esclareceu ao Metrópoles que o enquadramento como organização terrorista, por si só, não concede autoridade militar adicional às Forças Armadas dos Estados Unidos para atuar no Brasil.

Lula rejeita necessidade de classificação internacional

Durante a conversa telefônica com Trump, Lula afirmou que o Brasil não precisa de uma classificação internacional para enfrentar as organizações criminosas que operam no território nacional.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o presidente afirmou que as facções exercem “terror cotidiano” sobre as populações mais vulneráveis, mas ressaltou que elas não devem ser equiparadas a organizações terroristas.

Lula também apresentou ao presidente norte-americano medidas adotadas pelo Brasil para combater o crime organizado, entre elas o bloqueio financeiro das facções. De acordo com o governo, aproximadamente R$ 17 bilhões relacionados à criminalidade já foram apreendidos.

O presidente citou ainda planos para transformar 138 presídios em unidades de segurança máxima, a chamada Lei Antifacção e uma proposta de emenda à Constituição destinada a ampliar a participação do governo federal na segurança pública, em conjunto com os estados.

Outro mecanismo apresentado foi o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus. A estrutura reúne agentes de países da região para compartilhar informações e desenvolver ações conjuntas contra o crime transnacional.

Segundo a Secom, Trump reagiu de forma positiva à proposta de ampliar a cooperação e indicou que pretende envolver integrantes de alto escalão do governo dos Estados Unidos nas discussões.

Estratégias de Brasil e EUA divergem

A posição brasileira ganha destaque diante do aumento da pressão de Washington sobre o combate ao crime organizado na América Latina.

Enquanto o governo Lula defende uma estratégia baseada em troca de informações, inteligência, combate ao financiamento das organizações criminosas e operações coordenadas entre os países, os Estados Unidos adotaram uma abordagem que inclui a classificação de determinadas organizações criminosas estrangeiras como grupos terroristas e a aplicação de sanções previstas na legislação norte-americana.

Nesse cenário, Brasília afirma que as propostas apresentadas formalmente por Lula desde maio permanecem sem uma resposta concreta de Washington, apesar da sinalização de Trump de que pretende ampliar a cooperação bilateral.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Justiça condena shopping a indenizar mulher trans após exigir documento sobre mudança de sexo, VEJA DETALHES

PRÓXIMO

URGENTE: Lula trabalha para sabotar Marco Rubio com linha direta com Trump

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se