• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 20 de agosto de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Supremo decide acabar com aposentadoria compulsória como punição para juízes

Por Junior Melo
30/jul/2026
Em Brasil, STF
Supremo acaba com aposentadoria compulsória como punição a juízes — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Supremo acaba com aposentadoria compulsória como punição a juízes — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a perda do cargo e do salário passa a ser a punição máxima aplicada a juízes que cometerem infrações disciplinares graves.

O relator do processo, ministro Flávio Dino, foi o primeiro a apresentar voto. Em março, ele já havia determinado que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adotasse a perda do cargo e da remuneração como a penalidade mais severa para magistrados envolvidos em violações disciplinares consideradas graves.

Na prática, a decisão derrubou a punição máxima aplicada anteriormente: a aposentadoria compulsória com salário proporcional ao tempo de serviço. A medida era alvo de críticas por ser considerada uma espécie de benefício para magistrados punidos. Nos últimos 20 anos, 126 juízes receberam aposentadoria obrigatória nessas condições.

Leia Também

Tarcísio admitiu pela 1ª vez que “talvez” dispute a presidência no futuro, VEJA

Ex-funcionário das Casas Bahia no RN relata preocupação após demissão: “Se tá ruim pra você, pra mim não tá nada bom”, VEJA VÍDEO

Eleições 2026: Michelle publica vídeo de gravação ao lado de Flávio, VEJA VÍDEO

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu da decisão de Dino, alegando que a determinação interferia na competência do Congresso Nacional, que, segundo o órgão, teria a responsabilidade de estabelecer as punições aplicáveis aos magistrados.

O caso foi analisado pela Primeira Turma do Supremo. No voto apresentado nesta terça-feira (26), Flávio Dino manteve o entendimento de que a reforma da Previdência de 2019 retirou da Constituição a previsão de aposentadoria compulsória para juízes e destacou que ainda existia uma diferença de tratamento entre integrantes do Judiciário e dos demais Poderes.

“Nós temos um problema aqui de equivalência entre os Poderes. No Poder Executivo, há um impeachment e já houve impeachments, dois muito recentemente. No Poder Legislativo, há possibilidade de cassação de mandato. E no caso da magistratura, no sistema atual, o que acaba ocorrendo na prática é a aposentadoria. Ou seja, não há simetria entre os membros dos Poderes nesse aspecto, quando cometem um ato infracional gravíssimo. Esse juiz tem que ser punido, claro. Ora, se a punição é uma aposentadoria compulsória, quem está suportando o ônus da punição dele? A sociedade. É a sociedade. A punição é para quem, afinal? Para o contribuinte”.

O entendimento de Dino foi acompanhado pelos demais integrantes da Primeira Turma: Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.

Além disso, por maioria, o colegiado decidiu que todas as decisões do CNJ que determinem a perda do cargo de magistrados deverão passar por análise e confirmação do Supremo Tribunal Federal.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

BMW vai demitir 8 mil funcionários na Alemanha até o fim de 2027

PRÓXIMO

Drones atacam instalações de gás no Egito e atingem navio dos EUA

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se