O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de R$ 119 milhões em bens do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no âmbito de uma investigação sobre supostas irregularidades na destinação de emendas parlamentares.
A decisão foi tomada após a Polícia Federal (PF) apontar indícios de que Valdemar teria atuado para direcionar emendas, mesmo sem exercer mandato no Congresso Nacional.
Segundo a PF, as emendas investigadas teriam sido “forjadamente encaminhadas e desviadas”, e há suspeitas de que o próprio dirigente partidário possa ter sido beneficiário dos recursos.
De acordo com a investigação, cerca de R$ 104 milhões referentes às emendas sob apuração já haviam sido efetivamente pagos.
O bloqueio de bens tem como objetivo garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos e preservar recursos caso as suspeitas sejam confirmadas ao longo do processo.
Até o momento, a defesa de Valdemar Costa Neto poderá se manifestar no curso da investigação. O caso segue sob análise do Supremo Tribunal Federal e ainda não há julgamento sobre o mérito das acusações.
