A Polícia Federal deflagrou a Operação Exchange para desarticular o núcleo financeiro do Primeiro Comando da Capital(PCC), apontado como responsável por um esquema bilionário de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas.
Segundo as investigações, o grupo seria liderado por Victor Henrique de Oliveira Shimada, apontado como o primeiro brasileiro sancionado pelos Estados Unidos por supostas ligações com a facção criminosa.
De acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa teria utilizado uma estrutura composta por 73 empresas de fachada para ocultar a origem de recursos provenientes, principalmente, do tráfico internacional de haxixe.
As investigações indicam que o esquema movimentou mais de R$ 10 bilhões, valor que levou a Justiça Federal a determinar o bloqueio de bens e ativos financeiros dos investigados.
A Operação Exchange busca identificar todos os envolvidos na rede de lavagem de dinheiro, além de interromper o fluxo financeiro que, segundo a PF, sustentava as atividades da organização criminosa.