• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 13 de julho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Mundo

Líder de comissão do Senado americano faz alerta sobre PCC e Comando Vermelho, veja detalhes

Por Junior Melo
09/jul/2026
Em Mundo
Anna Moneymaker/Getty Images

Anna Moneymaker/Getty Images

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, senador republicano Jim Risch, afirmou nesta quarta-feira (8) que o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) representam ameaças aos interesses norte-americanos no Brasil e em outros países do Hemisfério Ocidental.

Em declaração ao Metrópoles, Risch defendeu a decisão do governo de Donald Trump de classificar as duas facções criminosas como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs, na sigla em inglês). Segundo ele, a medida amplia os mecanismos disponíveis para combater a atuação dos grupos.

“O governo está certo em designar o PCC e o CV como Organizações Terroristas Estrangeiras. Por meio do tráfico de drogas, da violência e da lavagem de dinheiro, esses grupos representam ameaças aos interesses dos EUA no Brasil e no Hemisfério Ocidental”, afirmou o senador.

Leia Também

Voo de avião do governo russo rumo ao Oriente Médio gera especulações sobre possível missão ao Irã

EUA divulgam vídeo de ataque contra base militar do Irã durante ofensiva no Oriente Médio

Ucrânia e outros nove países anunciam coalizão para reforçar defesa da Europa contra mísseis balísticos

Risch também destacou a cooperação entre Estados Unidos e Brasil no combate ao crime organizado e disse esperar a continuidade da parceria com as forças de segurança brasileiras.

“Os EUA contam com parceiros sólidos nas forças de segurança no Brasil, e esperamos continuar a colaboração para atender às demandas da população brasileira por maior segurança interna”, declarou.

O senador lidera a Comissão de Relações Exteriores do Senado americano durante o 119º Congresso e é uma das principais figuras do Partido Republicano em assuntos relacionados à política externa e segurança internacional.

EUA contestam posição do Itamaraty

A manifestação do parlamentar ocorreu um dia após o Departamento de Estado dos Estados Unidos rebater declarações do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, sobre uma possível intervenção militar americana no território brasileiro após a classificação das facções.

A diplomacia norte-americana classificou como “absurda” a preocupação apresentada pelo chanceler brasileiro e afirmou que as medidas adotadas por Washington têm como objetivo combater organizações criminosas que passaram a atuar também dentro dos Estados Unidos.

“O comentário é absurdo. Os Estados Unidos estão tomando medidas decisivas, no âmbito de suas próprias competências soberanas, para combater os narcoterroristas”, afirmou o Departamento de Estado.

O governo americano também negou que a classificação das facções tenha relação com uma eventual intervenção no Brasil e afirmou que declarações sobre uso da força militar poderiam beneficiar grupos criminosos.

Sanções contra suposta rede ligada ao PCC

A classificação do PCC e do Comando Vermelho como Organizações Terroristas Estrangeiras foi anunciada pelo governo Trump em 5 de junho, como parte da estratégia americana de ampliar ações contra o crime organizado internacional.

Após a decisão, Washington anunciou as primeiras sanções relacionadas à medida. Dois brasileiros, três empresas no Brasil e uma companhia localizada em Portugal foram apontados pelo governo americano como integrantes de uma suposta rede de lavagem de dinheiro ligada ao PCC.

Segundo as autoridades dos Estados Unidos, o esquema teria movimentado mais de US$ 30 milhões provenientes do tráfico internacional de drogas e outras atividades ilegais.

Com as sanções, bens sob jurisdição americana podem ser bloqueados, e cidadãos, empresas e instituições financeiras dos Estados Unidos ficam proibidos de realizar negócios ou fornecer apoio financeiro aos alvos.

Documento do Itamaraty motivou reação americana

A resposta dos Estados Unidos ocorreu após um documento enviado pelo Ministério das Relações Exteriores à Câmara dos Deputados brasileira.

No texto, Mauro Vieira afirmou que a decisão unilateral de classificar o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas poderia permitir ações extraterritoriais dos Estados Unidos, incluindo, segundo ele, um eventual “risco de uso da força militar dos EUA contra o território nacional”.

O chanceler também argumentou que a legislação americana de combate ao terrorismo permite medidas administrativas, financeiras, migratórias e penais contra pessoas e empresas sem necessariamente haver vínculo direto com os Estados Unidos.

O Itamaraty afirmou ainda que o governo brasileiro não recebeu comunicação oficial de Washington sobre a designação das facções e reforçou sua posição contrária à medida.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Governo dos EUA acusa o Brasil de censurar cidadãos e empresas americanas, veja detalhes

PRÓXIMO

Longe das novelas, ex-ator da Globo vive nova fase como missionário, entenda

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se