• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 29 de julho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Segurança

Israel inicia escavação de fosso com crocodilos para reforçar segurança de prisão de palestinos

Por Junior Melo
29/jul/2026
Em Segurança
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O governo de Israel deu início às escavações para a construção de um fosso de aproximadamente 170 metros ao redor da prisão de segurança máxima de Ketziot, no sul do país. O projeto prevê a utilização de crocodilos-do-Nilo como parte do sistema de segurança para dificultar possíveis fugas de detentos palestinos.

Segundo informações divulgadas pelo jornal The Independent, a proposta é defendida pelo ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir. A obra está orçada em cerca de US$ 6,3 milhões e teria sido inspirada na unidade de detenção americana conhecida como “Alligator Alcatraz”.

A prisão de Ketziot abriga um número não divulgado de palestinos acusados de integrar a força Nukhba, ligada ao Hamas. As acusações estão relacionadas ao ataque realizado em 7 de outubro de 2023, que atingiu, entre outros locais, o festival de música Nova.

Leia Também

Policial aciona mecanismo de granada durante treinamento e assusta alunos em sala de aula; veja vídeo

Trump renova medida contra o Brasil e mantém país sob emergência nacional nos EUA por mais um ano

Porte de arma pode ser ampliado para novas profissões; veja quem poderá solicitar se projetos forem aprovados

Para viabilizar o projeto, o governo israelense reclassificou o crocodilo-do-Nilo como animal silvestre sob manejo, permitindo que a espécie seja mantida nas instalações da prisão.

A ministra da Proteção Ambiental, Idit Silman, afirmou que a iniciativa busca enfrentar a superlotação do sistema prisional e a escassez de agentes penitenciários. Segundo ela, os animais terão um efeito dissuasório contra tentativas de fuga.

“Estamos falando uma língua que nossos inimigos entendem”, declarou a ministra ao defender a medida.

Projeto gera críticas

A proposta, no entanto, provocou reações de entidades de direitos humanos e de organizações ambientais.

Moazzam Begg, diretor da organização CAGE International, classificou a ideia como absurda. “O fato de sequer tentarmos racionalizar o uso de crocodilos como um aparato de segurança legítimo no século 21 parece completamente satírico”, afirmou.

Segundo Begg, a adoção do fosso com crocodilos representa mais uma medida de endurecimento contra os palestinos detidos. “Adicionar crocodilos é apenas mais uma decisão cruel no constante mau tratamento de palestinos”, declarou.

A Autoridade de Natureza e Parques de Israel também manifestou oposição ao projeto. Em declaração ao Times of Israel, o órgão afirmou que não existe base técnica suficiente para justificar a manutenção de crocodilos em uma instalação de segurança.

Nas redes sociais, o ministro Itamar Ben-Gvir comemorou o avanço da proposta publicando uma imagem gerada por inteligência artificial que mostra crocodilos protegendo a prisão. Na legenda, escreveu: “Maldito terrorista, pensando em tentar fugir? Pense de novo.”

O projeto segue gerando debates dentro e fora de Israel, tanto pelos aspectos de segurança quanto pelas implicações ambientais e de direitos humanos.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

EUA afirmam ter interceptado ataque surpresa do Irã com mísseis balísticos no Oriente Médio

PRÓXIMO

Urgente: Trump diz que consultou governo Lula antes de impor tarifa sobre produtos brasileiros e amplia críticas ao Brasil

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se