O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a recuperação de sua liberdade está diretamente ligada à eleição do senador Flávio Bolsonaro (PL) para a Presidência da República. Em uma carta divulgada neste domingo (12), Bolsonaro conclamou aliados a deixarem divergências de lado e apoiarem o projeto político do filho.
Segundo pessoas próximas ao senador ouvidas pela CNN Brasil, Bolsonaro avalia que um eventual governo de Flávio poderia recorrer a instrumentos previstos na legislação, como o indulto ou a graça presidencial, para extinguir a punição imposta ao ex-presidente. Uma eventual medida, no entanto, ainda poderia ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na carta, escrita de próprio punho, Bolsonaro faz um apelo à união do grupo político.
“Escrevo em um momento de decisão para todos nós. O momento é de arregaçar as mangas, deixarmos de lado as possíveis diferenças e cada um se empenhar pelo nosso pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro.”
O ex-presidente também definiu Flávio como seu representante político e reafirmou confiança na pré-candidatura.
“Meu pré-candidato, creio o seu também, meu porta-voz, no qual confio para resgatar o Brasil e nos conduzir para a paz e a prosperidade.”
A manifestação ocorre em meio à repercussão da crise pública envolvendo o senador Flávio Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Nos bastidores, interlocutores interpretaram a carta como um gesto de apoio público ao senador durante o período de tensão entre ambos.
Ainda de acordo com fontes ouvidas pela CNN Brasil, a avaliação é de que Bolsonaro procurou priorizar seu projeto político e sua estratégia para as eleições de 2026, sem demonstrar alinhamento exclusivo a qualquer um dos lados da disputa interna. Segundo um aliado, “Jair não tomou partido nem de Flávio nem de Michelle, mas de si mesmo”.