• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quarta-feira, 10 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Simone Tebet espera a “destruição” total do bolsonarismo

Por Junior Melo
10/jun/2026
Em Política
Simone Tebet espera a “destruição” total do bolsonarismo

Simone Tebet - Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A ex-ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet (PSB) voltou ao centro do debate político após afirmar que espera que o bolsonarismo seja “varrido da face da terra e do país”, defendendo que a direita conservadora reassuma protagonismo no cenário nacional.

Como Simone Tebet criticou o bolsonarismo?

Durante entrevista concedida à Jovem Pan na segunda-feira (8/6), Simone Tebet afirmou que deseja ver o fim do bolsonarismo como força política dominante. Segundo ela, o movimento representa um projeto voltado para o poder, e não para os interesses do país.

A ex-ministra argumentou que propostas consideradas relevantes para o Brasil não podem ficar paralisadas por disputas ideológicas ou por projetos políticos específicos. Para ela, o debate nacional precisa avançar além da polarização. Veja o vídeo:

Leia Também

Exército amplia vigilância digital e mira até familiares de militares em novo curso obrigatório sobre redes sociais

Governo mantém urgência do projeto do 6×1 e assume desgaste político no Congresso

AGORA: pesquisa Quaest mostra cenário ruim para Flávio Bolsonaro no segundo turno

Em entrevista à Jovem Pan News, a ministra Simone Tebet defendeu a necessidade de restabelecer uma "oposição racional" no Brasil, independentemente de espectro ideológico. De acordo com Tebet, o atual cenário de polarização, impulsionado pelo bolsonarismo, atende a um projeto… pic.twitter.com/zUPafQxJBg

— Jovem Pan News (@JovemPanNews) June 9, 2026

Como a ex-ministra defende espaço para a direita conservadora?

Apesar das críticas ao bolsonarismo, Tebet destacou que considera importante a presença de uma direita conservadora tradicional no cenário político brasileiro. Na avaliação dela, esse grupo perdeu protagonismo nos últimos anos.

Segundo a ex-ministra, o país precisa de diferentes correntes políticas atuando de forma equilibrada. Ela defende uma convivência democrática entre direita, esquerda e partidos de centro em torno de projetos nacionais.

O que Simone Tebet espera para o futuro político?

Ao comentar as perspectivas para os próximos anos, Tebet afirmou que gostaria de ver uma oposição mais racional e comprometida com discussões de interesse público, independentemente da posição ideológica. Entre os pontos defendidos por ela para o debate político brasileiro estão:

  • Maior foco em projetos de país
  • Redução da polarização ideológica
  • Fortalecimento das instituições democráticas
  • Participação de diferentes correntes políticas
  • Discussões voltadas para problemas concretos da população

Pré-candidatura ao Senado marca nova fase

Simone Tebet deixou o Ministério do Planejamento em março deste ano. A saída ocorreu para que ela pudesse se dedicar à sua pré-candidatura ao Senado por São Paulo, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A movimentação representa uma nova etapa em sua trajetória política. Desde a eleição presidencial de 2022, Tebet tem se apresentado como uma liderança de centro, defendendo diálogo entre diferentes setores políticos.

Polarização ainda preocupa Simone Tebet

A ex-ministra afirmou que imaginava que o Brasil chegaria a 2026 com um ambiente político menos dividido. No entanto, ela reconhece que a polarização continua presente no debate público.

Mesmo demonstrando preocupação com esse cenário, Tebet declarou manter o otimismo. Ela espera que os eleitores façam suas escolhas de forma livre, priorizando propostas e projetos para o país, em vez de decisões baseadas exclusivamente em alinhamentos ideológicos.

Debate sobre o Brasil segue no centro das discussões

Ao analisar o momento político atual, Simone Tebet afirmou que gostaria de ver campanhas focadas em soluções para os desafios nacionais. Para ela, o país precisa discutir temas concretos que impactam diretamente a vida da população.

A ex-ministra acredita que as eleições dos próximos anos serão importantes para definir os rumos do debate público. Sua expectativa é que as propostas para o futuro do Brasil ganhem mais espaço do que os embates ideológicos que marcaram os últimos ciclos eleitorais.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Corolla fica mais caro em junho sem mudar nada e já perde em preço para rival híbrido chinês

PRÓXIMO

8 tendências para entradas de garagem que aumentam instantaneamente o charme da fachada, segundo especialistas

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se