• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Pedido do MPF contra ‘atuação política’ da PRF cita Silvinei Vasques nas eleições

Por Junior Melo
26/jun/2026
Em Política
Pedido do MPF contra 'atuação política' da PRF cita Silvinei Vasques nas eleições

Silvinei Vasques - Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O MPF cita Silvinei Vasques em uma recomendação para reforçar a neutralidade política da PRF e da Polícia Federal durante as eleições de 2026, após apontar episódios investigados relacionados ao pleito de 2022.

Como o MPF reforça pedido de neutralidade política para as eleições?

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) adotem medidas para assegurar a imparcialidade de seus agentes durante as eleições de 2026.

O documento, assinado pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira Benones e divulgado nesta quinta-feira (25), menciona investigações e denúncias envolvendo a atuação da antiga gestão da PRF no período eleitoral de 2022.

Leia Também

A nova carta de Marco Rubio encaminhada a Flávio Bolsonaro

Nova pesquisa PoderData revela que maioria dos brasileiros reprova o governo Lula

Em meio a tensão política, Tarcísio se pronuncia e minimiza atrito entre Michelle e Flávio Bolsonaro

Silvinei Vasques é citado como referência na recomendação

Na recomendação, o MPF faz referência ao ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, ao citar uma denúncia anônima que relatava supostas práticas de retaliação contra servidores por posicionamentos políticos.

Segundo o documento, essas condutas envolveriam transferências consideradas arbitrárias, perseguições funcionais e abertura de procedimentos disciplinares, situações que, se confirmadas, seriam incompatíveis com os princípios que regem a administração pública.

Quais medidas foram recomendadas pelo MPF?

Para evitar qualquer interferência indevida durante o processo eleitoral, o MPF apresentou uma série de orientações direcionadas aos dois órgãos de segurança pública. Entre as principais recomendações estão:

  • Realizar operações e fiscalizações apenas com justificativa técnica legítima;
  • Proibir o uso da estrutura dos órgãos para favorecer ou prejudicar candidatos;
  • Impedir que integrantes da chefia utilizem sua posição para influenciar votos;
  • Promover treinamentos sobre a legislação eleitoral e as consequências de interferências na liberdade do eleitor.

Como o caso envolvendo Silvinei Vasques ganhou repercussão?

O ex-diretor da PRF foi condenado a 24 anos e 6 meses de prisão no âmbito das ações penais relacionadas ao chamado núcleo 2 da investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado.

Entre as acusações está o suposto uso da estrutura da PRF para dificultar o deslocamento de eleitores no Nordeste durante o segundo turno das eleições de 2022. Após um episódio envolvendo tentativa de fuga com um passaporte falso, ele passou a responder preso preventivamente.

Órgãos terão prazo para responder à recomendação

Além de apresentar as orientações, o MPF determinou que a PRF e a Polícia Federal encaminhem uma resposta oficial sobre as providências adotadas dentro do prazo de 60 dias.

A iniciativa busca fortalecer a confiança no processo eleitoral e reforçar que a atuação das instituições de segurança pública permaneça baseada exclusivamente na legalidade, na imparcialidade e na proteção do direito ao voto.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

A capital mais ocidental do Brasil guarda o único seringal urbano do país e 478 figuras geométricas pré-colombianas no solo

PRÓXIMO

A única cidade das Américas planejada por um imperador guarda a coroa de Dom Pedro II e a primeira cervejaria do Brasil a 68 km do Rio

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se