• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 28 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Brasil

Ônibus municipais do Rio deixam de aceitar pagamento em dinheiro

Por Junior Melo
28/jun/2026
Em Brasil
Foto: Igor Campos

Foto: Igor Campos

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Os passageiros dos ônibus municipais do Rio de Janeiro passaram a utilizar exclusivamente meios eletrônicos para o pagamento das tarifas a partir deste domingo (28). Com a mudança, o dinheiro em espécie deixa de ser aceito nos coletivos da capital fluminense.

A medida faz parte da implantação do sistema de bilhetagem Jaé e foi autorizada pela Justiça, que manteve a legalidade da iniciativa, mas determinou um período maior para a adaptação operacional antes da implementação definitiva.

Além do fim do pagamento em dinheiro, o cartão avulso (verde) também deixa de oferecer integração tarifária com os benefícios do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM).

Leia Também

Brasileiros são presos na Espanha com meia tonelada de cocaína em veleiro

Motorista de Daniel Vorcaro diz querer “distância” dos investigados após operação da PF

Entidade recorre ao STF para pedir investigação de ministro do STM por suposta discriminação de gênero

Segundo a Prefeitura do Rio, o sistema Jaé passa a concentrar as formas de pagamento do transporte público municipal. Entre as novidades está a possibilidade de pagar a passagem via PIX diretamente nos validadores instalados nos ônibus. Já o pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito começou a ser testado em meados de junho e vem sendo ampliado gradualmente.

A administração municipal informa que cerca de 95% das viagens já eram pagas por meios eletrônicos antes da mudança.

De acordo com a prefeitura, a retirada do dinheiro em espécie dos ônibus busca reduzir o risco de assaltos, agilizar o embarque dos passageiros, eliminar a função de cobrança exercida pelos motoristas e aumentar a transparência na gestão dos subsídios destinados ao sistema de transporte público.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Carros elétricos enfrentam desafio inesperado que preocupa fabricantes e até o governo

PRÓXIMO

Renovação da CNH para motoristas com mais de 50 anos exige atenção às regras em vigor

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se