Os trabalhadores que solicitaram o ressarcimento de valores esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep até o dia 31 de maio começam a receber os pagamentos nesta quinta-feira (25), conforme calendário divulgado pelo governo federal.
Quem fizer o pedido até a próxima terça-feira (30) terá o valor liberado no dia 27 de julho.
O antigo fundo PIS/Pasep foi criado para complementar a renda de trabalhadores com carteira assinada da iniciativa privada e servidores públicos entre os anos de 1971 e 1988. O benefício é diferente do abono salarial PIS/Pasep pago atualmente aos trabalhadores que atendem aos critérios previstos em lei.
Os cidadãos podem verificar se possuem valores disponíveis para saque por meio do portal Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Segundo o governo, o saldo médio disponível é de aproximadamente R$ 2,8 mil por beneficiário, embora o valor varie conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida no período. Os recursos foram corrigidos pela inflação.
A plataforma Repis Cidadão também reúne orientações sobre como solicitar o ressarcimento e traz procedimentos específicos para herdeiros de beneficiários falecidos. Para acessar o sistema, é necessário possuir uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro.
O governo alerta que os pedidos de ressarcimento devem ser feitos até setembro de 2028. Após esse prazo, os valores não resgatados serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.
