• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 28 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Globo recebeu quase R$ 270 milhões em publicidade do governo Lula desde 2023, aponta levantamento

Por Junior Melo
28/jun/2026
Em Política
Foto: Reprodução/ X

Foto: Reprodução/ X

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Grupo Globo recebeu aproximadamente R$ 270 milhões em verbas de publicidade do governo federal entre janeiro de 2023 e 15 de junho de 2026, segundo levantamento divulgado pelo Poder360. O valor corresponde a cerca de 25,6% de todos os recursos destinados pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) às campanhas institucionais no período.

Os investimentos contemplam diferentes plataformas de comunicação, incluindo televisão, internet, serviços de streaming, jornais e revistas.

O estudo considera apenas os contratos firmados diretamente pela Secom do Palácio do Planalto. Não entram na conta os gastos com publicidade realizados por estatais, sociedades de economia mista e demais ministérios, cujos dados deixaram de ser divulgados de forma consolidada desde 2017.

Leia Também

Mulheres procuram equipe de Flávio Bolsonaro para ajudar na elaboração do programa de governo

Flávio Bolsonaro viaja à Argentina e deve se reunir com Javier Milei

Câmara teria liberado R$ 31 mil em diárias para viagem ao “Gilmarpalooza” antes de cancelamento oficial

Distribuição dos investimentos

De acordo com o levantamento, a Secom destinou R$ 954,5 milhões para campanhas publicitárias desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desse total, R$ 178 milhões foram empenhados apenas em 2026, até 15 de junho.

Os investimentos anuais ficaram distribuídos da seguinte forma:

  • 2023: R$ 175,9 milhões;
  • 2024: R$ 234,9 milhões;
  • 2025: R$ 365,7 milhões;
  • 2026 (até 15 de junho): R$ 178 milhões.

Globo lidera repasses

Entre os veículos de comunicação e plataformas contemplados, o Grupo Globo aparece como o principal destinatário das verbas publicitárias do governo federal.

Segundo os dados, o conglomerado recebeu cerca de 118% a mais que a Record, segunda colocada no ranking, que foi contemplada com R$ 122 milhões.

Na sequência aparece a Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, com aproximadamente R$ 86 milhões em recursos destinados à veiculação de campanhas oficiais.

O levantamento também aponta que o UOL, pertencente ao Grupo Folha, recebeu cerca de R$ 7,3 milhões no período analisado.

Os dados indicam ainda que as emissoras de televisão concentram a maior parcela dos investimentos em publicidade institucional realizados pela Secretaria de Comunicação do governo federal.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Repórter da ABC pede desculpas após comentário sobre a Bósnia durante cobertura da Copa

PRÓXIMO

Entidade recorre ao STF para pedir investigação de ministro do STM por suposta discriminação de gênero

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se