Os Estados Unidos realizaram novos bombardeios contra alvos militares no Irã neste sábado (27), aumentando a pressão sobre o cessar-fogo anunciado recentemente e elevando o risco de uma nova escalada do conflito no Oriente Médio.
De acordo com o Comando Central dos Estados Unidos, a operação atingiu depósitos de mísseis, drones e instalações de radar costeiras utilizadas por forças iranianas. Washington afirmou que a ação foi uma resposta a ameaças contra militares americanos e à segurança da navegação no Estreito de Ormuz.
O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nas redes sociais que os ataques ocorreram após sucessivas violações do acordo de cessar-fogo por parte do Irã.
“Aeronaves dos Estados Unidos acabaram de atacar depósitos iranianos de mísseis e drones, além de instalações de radar costeiras, por violarem o acordo de cessar-fogo, novamente”, escreveu Trump.
O presidente também fez um alerta sobre uma possível ampliação da ofensiva militar caso os ataques continuem.
“É muito possível que eles nunca aprendam. Pode chegar um momento em que não sejamos mais capazes de agir com razoabilidade e sejamos obrigados a concluir militarmente o trabalho que iniciamos com muito sucesso. Se isso acontecer, a República Islâmica do Irã deixará de existir”, afirmou.
O governo iraniano confirmou que seu território foi atingido e acusou os Estados Unidos de descumprirem o cessar-fogo. A Guarda Revolucionária Islâmica declarou que responderá de forma proporcional a qualquer nova ofensiva militar.
Os novos confrontos acontecem poucos dias após o anúncio de uma trégua entre os dois países. Apesar do acordo, as tensões permanecem elevadas, com Washington e Teerã trocando acusações de violações do cessar-fogo e mantendo um cenário de instabilidade na região.