• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 1 de junho de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Pesquisa Datafolha revela que 75% dos brasileiros veem ministros do STF com “poder demais”

Por Junior Melo
14/abr/2026
Em Política
Ministros do STF enviam recado ao Congresso sobre derrubada de veto que pode beneficiar Bolsonaro

STF - Créditos: depositphotos.com / diegograndi

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Levantamento divulgado na última segunda-feira (13/4) revela que a maioria dos brasileiros considera que os ministros do STF têm poder excessivo, embora reconheça a importância da Corte para a democracia.

Quantos brasileiros acreditam que STF tem poder excessivo?

Uma pesquisa do Datafolha aponta que 75% dos brasileiros consideram que os ministros do STF possuem “poder demais”. Esse dado reflete uma percepção majoritária de desequilíbrio institucional entre os poderes.

Por outro lado, 20% discordam dessa visão, enquanto 3% não souberam opinar e 2% se mostram indiferentes. O resultado evidencia um cenário de forte desconfiança em parte significativa da população. As informações são da CNN.

Leia Também

Donald Trump revela negociações com Israel e Hezbollah e indica pausa em ataques em meio à tensão na região

Flávio Bolsonaro se pronuncia sobre operação contra produtora do filme Dark Horse

EUA afirmam que vão manter cooperação com o Brasil em ações contra PCC e CV

STF é visto como essencial para a democracia?

Apesar das críticas ao poder dos ministros, a pesquisa revela que 71% dos entrevistados acreditam que o STF é fundamental para proteger a democracia. Esse dado indica reconhecimento do papel institucional da Corte.

Já 24% discordam dessa afirmação, enquanto 3% não souberam responder e 2% não concordam nem discordam. O contraste mostra uma percepção simultânea de importância e excesso de poder.

Como a confiança no STF diminuiu nos últimos anos?

Outro ponto relevante do levantamento mostra que 75% dos brasileiros acreditam que a confiança no STF caiu em relação ao passado. Esse índice reforça o clima de desgaste institucional percebido pela população.

Apenas 20% discordam dessa avaliação, enquanto 3% não souberam responder e 2% se mantêm neutros. Os números indicam uma tendência de perda de credibilidade ao longo do tempo.

O que dizem os números da pesquisa?

Os principais resultados ajudam a entender melhor a percepção da sociedade sobre o STF. Abaixo estão os dados centrais levantados pelo estudo:

  • 75% dizem que o STF tem poder demais
  • 71% afirmam que o STF protege a democracia
  • 75% acreditam que a confiança na Corte diminuiu
  • 20% discordam das avaliações principais
  • 3% não souberam responder e 2% são neutros

Esses números mostram que a população pode, ao mesmo tempo, reconhecer a importância do tribunal e questionar sua atuação.

Como foi feita a pesquisa do Datafolha?

O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 7 e 9 de abril, por meio de entrevistas presenciais. A metodologia segue padrões reconhecidos de pesquisas de opinião.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O estudo foi financiado pelo próprio instituto e registrado no TSE sob o protocolo BR-03770/2026.

O que os dados indicam sobre o cenário atual?

Os resultados revelam um cenário de percepção complexa sobre o STF, marcado por críticas ao poder dos ministros e, ao mesmo tempo, reconhecimento de sua função institucional.

Esse contraste sugere que o debate sobre o papel do Judiciário no Brasil deve continuar em evidência, especialmente diante da queda de confiança apontada pela maioria da população.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Beto Louco oferece R$ 1 bilhão para fechar acordo de delação em São Paulo

PRÓXIMO

A árvore ideal para sombra no quintal que cresce rápido e não danifica estruturas

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se