A Prefeitura de Pelotas iniciou uma nova etapa das obras de mobilidade na Colônia Z3, com a construção de um desvio para viabilizar a futura ponte definitiva sobre o arroio Sujo. A intervenção marca um avanço importante após anos de estruturas provisórias.
O que está acontecendo com a ponte da Colônia Z3 em Pelotas?
A Prefeitura de Pelotas, por meio do Setor de Pontes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), iniciou na sexta-feira (10/4) a obra do desvio na estrada da Colônia de Pescadores Z3. A ação representa o início prático da nova ponte.
O projeto é considerado estratégico porque prepara o terreno para a construção da ponte de concreto sobre o arroio Sujo, principal ligação entre a comunidade, a praia do Totó e a área urbana de Pelotas.
Como será feito o desvio para a nova estrutura viária?
O desvio começou com a cravação de estacas para formar as cabeceiras que vão receber a ponte provisória. O novo traçado foi deslocado cerca de seis metros em direção à Laguna dos Patos.
Essa etapa é essencial para permitir a continuidade do tráfego durante a construção da estrutura definitiva. A ponte provisória atual será realocada com apoio do Exército Brasileiro.
Por que a nova ponte é considerada essencial para a região?
A comunidade da Z3 enfrenta desafios de mobilidade desde a enchente de 2024, quando o acesso precisou ser mantido por uma estrutura emergencial. A nova obra busca eliminar esse tipo de vulnerabilidade.
A iniciativa pretende garantir segurança e continuidade do tráfego mesmo em períodos de eventos climáticos extremos, evitando isolamento da população local.
Quais são as características da ponte de concreto da Z3?
A nova ponte foi projetada para ampliar a capacidade de circulação e oferecer mais segurança para veículos e pedestres. A estrutura substituirá as versões antigas, que eram mais frágeis e vulneráveis. Entre os principais destaques do projeto estão melhorias importantes de largura, acessibilidade e durabilidade:
- Largura de 10 metros, permitindo a passagem simultânea de veículos em sentidos opostos
- Calçada lateral exclusiva para pedestres, aumentando a segurança
- Estrutura de concreto mais resistente a eventos climáticos
- Substituição definitiva de pontes de madeira anteriores
Quanto custa e quem está executando a obra da ponte?
O contrato para a construção da ponte foi assinado em fevereiro deste ano pelo prefeito Fernando Marroni. O investimento total é de R$ 897 mil, com recursos do Fundo Nacional da Defesa Civil. Veja os detalhes do projeto:
O que disse a Prefeitura de Pelotas sobre a obra?
Durante vistoria no local, o prefeito Fernando Marroni destacou a importância da nova estrutura para a comunidade da Z3. Segundo ele, a obra representa uma solução definitiva para antigos problemas de acesso.
O gestor ressaltou que a nova ponte deve encerrar o histórico de interrupções causadas por estruturas frágeis, especialmente em períodos de chuvas intensas e crises climáticas.