• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 24 de abril de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Críticas de Lula à PF geram reação de ‘mal-estar’ e delegados dizem que acusações “não têm fundamento”

Por Junior Melo
24/abr/2026
Em Política
Críticas de Lula à PF geram reação de 'mal-estar' e delegados dizem que acusações "não têm fundamento"

Lula - Foto: Creative Commons

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A reação de delegados da Polícia Federal às falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevou a tensão institucional e trouxe novo debate sobre o combate ao crime organizado no país.

Como os delegados da PF contestam a fala de Lula?

A Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) afirmou que não há base para críticas generalizadas feitas pelo presidente. Segundo a entidade, as declarações colocam em dúvida o comprometimento de profissionais que atuam diariamente no combate ao crime.

Para a associação, sugerir que agentes “fingem que trabalham” compromete a imagem da corporação. O posicionamento oficial reforça que o desempenho dos delegados não pode ser tratado de forma simplificada.

Leia Também

Após decisão de reciprocidade do governo Lula, funcionário dos Estados Unidos deixa o Brasil

Ronaldo Caiado critica gestão de Jair Bolsonaro e diz que erros abriram espaço para o PT

Lula é submetido a procedimentos no Hospital Sírio-Libanês nesta sexta-feira (24)

O que Lula disse sobre agentes da PF?

Durante declaração recente, Lula afirmou ter determinado ao Ministério da Justiça a convocação de delegados e agentes que estariam fora de suas funções. A fala gerou repercussão imediata dentro da instituição.

O presidente argumentou que a medida visa fortalecer o combate ao crime organizado. Segundo ele, todos os profissionais deveriam retornar às suas atividades originais para reforçar as ações de segurança.

Quantos delegados estão fora da PF atualmente?

A ADPF apresentou dados para rebater a narrativa de afastamento em larga escala. De acordo com a entidade, apenas uma pequena parcela dos delegados está cedida a outros órgãos. Para contextualizar melhor, veja os números destacados pela associação:

  • 53 delegados estão cedidos atualmente
  • Isso representa menos de 3% do total em exercício
  • A prática é considerada regular dentro da administração pública

Como a associação critica a simplificação do combate ao crime?

A entidade também afirmou que o enfrentamento ao crime organizado exige mais do que medidas pontuais. Segundo o comunicado, o tema demanda planejamento e ações estruturais contínuas.

Para os delegados, reduzir o debate a convocações específicas pode desviar o foco de soluções mais amplas. A crítica central é que segurança pública envolve estratégia, investimento e integração institucional.

Como a crise diplomática agrava tensão institucional?

As declarações ocorrem em meio a um episódio envolvendo o delegado Marcelo Ivo, que atuava nos Estados Unidos. A situação gerou um atrito diplomático entre os dois países.

Após o caso, o Brasil adotou o princípio da reciprocidade e retirou a credencial de um agente norte-americano. Ambos os profissionais já retornaram aos seus países de origem.

Como a ADPF reagiu?

No encerramento da nota, a associação destacou a necessidade de medidas práticas. O texto defende mais investimentos em inteligência e valorização dos profissionais da área.

A entidade também alertou que declarações públicas que desqualificam policiais prejudicam o debate. Para os delegados, o foco deve estar em soluções efetivas para reduzir a criminalidade no país.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

A “Califórnia do Sertão Nordestino” une qualidade de vida e responde por 30% da exportação de frutas para 50 países

PRÓXIMO

Ronaldo Caiado critica gestão de Jair Bolsonaro e diz que erros abriram espaço para o PT

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se