• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 17 de maio de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

A cidade que leva o nome de uma imperatriz e tem praias de rio que aparecem e somem com a seca

Por Maura Pereira
06/abr/2026
Em Geral
O "Portal da Amazônia" é uma das cidades mais prósperas do Nordeste com as praias de água doce mais encantadoras

Imperatriz tornou-se um ponto de parada obrigatório e, posteriormente, um centro de distribuição atacadista para todo o meio-norte do país. / Imagem ilustrativa

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Às margens do Rio Tocantins, a 630 km de São Luís, a segunda maior cidade do Maranhão reúne apelidos generosos: Princesa do Tocantins, Portal da Amazônia. Imperatriz é o ponto onde o Cerrado encontra a Floresta Amazônica, onde praias de areia branca surgem do rio na seca e desaparecem na cheia, e onde a principal porta de entrada por via aérea para a Chapada das Mesas. A cidade cresceu de forma acelerada e mistura tradições maranhenses, goianas e mineiras num caldeirão cultural que se revela na mesa.

O frei que fundou um povoado e a imperatriz que emprestou o nome

Frei Manuel Procópio do Coração de Maria fundou o povoado em 16 de julho de 1852 com o nome de Santa Teresa do Tocantins. Quatro anos depois, a Lei nº 398 de 27 de agosto de 1856 transformou o lugar na Vila Nova de Imperatriz, em homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II.

Antes do frei, bandeirantes paulistas já exploravam a região entre os séculos XVI e XVII em busca de territórios e riquezas. A cidade permaneceu pacata até 1958, quando a construção da BR-010 (Belém-Brasília) cortou a região e atraiu migrantes de todo o Brasil. A miscigenação explodiu: a cultura local carrega influências maranhenses, goianas, mineiras e paraenses que se refletem na culinária, nas festas e no sotaque. Hoje, Imperatriz é o maior contingente populacional do interior do estado e principal centro econômico do sul maranhense.

Leia Também

Idosos acima de 60 anos ganham novo alívio no bolso com lei que amplia perdão de dívidas

Balneário Camboriú vai ganhar um arranha-céu tão absurdo que promete mudar o horizonte da América Latina

Nova rota Brasil-Guiana promete cortar 90% do tempo de viagem e pode mudar o transporte no Norte do país

Uma das cidades mais prósperas do Nordeste também abriga algumas das praias de água doce mais bonitas
Em Imperatriz-MA, cruze a Bacanga de bike, prove bacurau frito e relaxe na orla do Tocantins com vibe acolhedora do Maranhão. // Créditos: Wikipedia

As praias que o rio revela e a cheia esconde

Entre junho e setembro, o nível do Rio Tocantins baixa e extensos bancos de areia branca emergem das águas, formando praias de água doce que são o principal atrativo turístico da cidade. Na cheia, elas desaparecem completamente.

  • Praia do Cacau: a mais famosa, com estrutura de barracas, quiosques e gastronomia regional. Mesas e cadeiras parcialmente imersas na água são o cenário clássico para assistir ao pôr do sol com uma bebida na mão.
  • Praia do Meio: ilha que surge no meio do rio, a cerca de 500 metros do leito. Visível do centro da cidade, acessível de barco.
  • Praia da Bela Vista: do outro lado do rio, em São Miguel do Tocantins. Chega-se de balsa ou barco, o que torna a travessia parte do passeio.
  • Praias do Carinho e do Amor: após a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory, são consideradas as mais bonitas, na beira do rio com vista para a ponte estaiada.

Imperatriz é a maior cidade do interior do Maranhão e a segunda mais populosa do estado. O vídeo do canal Cidades & Cia, com 145 mil inscritos, destaca a cidade como o “Portal da Amazônia” e a “Princesa do Tocantins”, ressaltando sua força econômica no comércio, serviços e construção civil, além de ser um importante polo universitário e de integração nacional.

Panelada de costas para a rua e espetinhos nas esquinas

A gastronomia de Imperatriz é um retrato da miscigenação. O prato mais emblemático é a panelada, feita das tripas, do estômago e dos pés do boi, servida nas barraquinhas das Quatro Bocas, na Avenida Bernardo Sayão. Uma tradição curiosa: os bancos ficam voltados de costas para a rua. Quem come panelada em Imperatriz come olhando para dentro, não para fora.

À noite, churrasqueiros montam pontos de espetinhos em esquinas pelo centro e pelos bairros, com carne, frango, linguiça e medalhão servidos com farinha, macaxeira e arroz. Peixes de água doce como o tucunaré dominam os restaurantes da orla. A Beira Rio, avenida de mais de 600 metros que margeia o Tocantins, concentra quiosques, restaurantes e até um restaurante flutuante atracado à margem.

A porta de entrada para a Chapada das Mesas

Imperatriz é a principal base aérea para quem quer conhecer a Chapada das Mesas, em Carolina, a 220 km. O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos destinos de ecoturismo mais espetaculares do Maranhão, com montanhas em formato de platô, cachoeiras que despencam de paredões de arenito e a vegetação de transição entre Cerrado e Amazônia.

No entorno de Imperatriz, cachoeiras como a das Três Marias, a do Macapá e a da Pedra Caída complementam o roteiro para quem não segue até Carolina. A cidade ainda abriga o Teatro Ferreira Gullar (homenagem ao poeta maranhense), a Praça da Cultura com a Academia Imperatrizense de Letras e o Centro de Artesanato.

Imperatriz-MA registra boom industrial em 2025: nova fábrica de celulose e expansão portuária impulsionam economia regional no Tocantins. // Créditos: Wikipedia

Quando ir a Imperatriz e como é o clima?

O clima é tropical quente o ano inteiro, com duas estações bem definidas. As praias de rio só existem no período seco. As cachoeiras ficam mais volumosas no chuvoso.

☀️ Seco
Junho a Setembro
20°C a 37°C
Temperatura
Aparecem as famosas praias do Tocantins. Época de céu limpo para curtir a Beira Rio e trilhas na Chapada das Mesas.
💧 Chuva Baixa
⛅ Transição
Maio e Outubro
22°C a 35°C
Temperatura
Equilíbrio perfeito: as cachoeiras mantêm bom volume e as noites apresentam um calor mais ameno e agradável.
🌦️ Chuva Média
🌧️ Chuvoso
Novembro a Abril
24°C a 34°C
Temperatura
As cachoeiras da região ficam extremamente volumosas. Período ideal para focar na rica gastronomia e cultura urbana.
⛈️ Chuva Alta

Temperaturas aproximadas com base no Climatempo. Condições podem variar.

Uma das cidades mais prósperas do Nordeste também abriga algumas das praias de água doce mais bonitas
Sinta a pulsação de Imperatriz-MA: onde o Tocantins reflete pores do sol épicos, inspirando sonhos de progresso no coração do Nordeste brasileiro. // Créditos: Wikipedia

Como chegar à Princesa do Tocantins

O Aeroporto Prefeito Renato Moreira (IMP) recebe voos diretos de Brasília, São Luís, Belém, Belo Horizonte e São Paulo. Por terra, Imperatriz fica a 630 km de São Luís pela BR-222 (cerca de 11 horas) e a 220 km de Carolina (Chapada das Mesas). A BR-010 (Belém-Brasília) corta a cidade e conecta ao Norte e ao Centro-Oeste. Transfers e agências locais fazem o trajeto até a Chapada das Mesas. Carro alugado é a melhor opção para montar roteiro próprio.

Mergulhe no rio que deu nome à princesa

Imperatriz é a cidade que um frei fundou, uma imperatriz batizou e uma rodovia transformou. O rio que banha a orla esconde praias inteiras sob a água durante metade do ano e as revela na seca, com barracas, cadeiras e mesas dentro d’água. A panelada se come de costas para a rua, o espetinho aparece nas esquinas ao anoitecer e a Chapada das Mesas espera a 220 km com cachoeiras que despencam de platôs.

Você precisa ir à Praia do Cacau quando o Tocantins baixar, sentar com os pés na água, pedir um peixe frito e olhar o pôr do sol pintar o rio de laranja para entender por que a Princesa do Tocantins conquistou gente de todo o Brasil.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

BYD de R$ 159.990 desvaloriza rivais da Nissan e Fiat com tecnologia plug-in em SUV com oferta agressiva

PRÓXIMO

Praia localizada no Nordeste conhecida como “Caribe brasileiro” é eleita a melhor do país em 2026

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se